quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Will Eisner e o Quadrinho.

As Histórias em Quadrinho, ou HQs _ simplificação da palavra- como os mais familiarizados a chamam, fazem parte de um universo um pouco mais extenso, no qual podemos encontra desde a própria H.Q, com suas inúmeras paginas,outras produções como a charge, o cartum, a caricatura e o desenho animado.
Esse agrupamento, da H.Q com outras formas de produção, ocorre em especial devido ao artista, roteirista e pesquisador Will Eisner.
Eisner, para quem não o conhece, foi um artistas norte-americano, criador do personagem The Spirit, que consegui através da observação e da pesquisa, traçar um paralelo entre as H.Qs e a produção de Cinema.
Segundo esse artista, ambos, Cinema e H.Q, compartilham do mesmo processo criativo, sendo este processo o uso de imagens e palavras. As diferenças entre os dois esta na forma como a palavra é utilizada nessas duas formas artísticas. Dentro do cinema usa-se a palavra de forma oral, ou seja é o som da voz gravada que interage com a imagem, formando a obra. Já a H.Q, utiliza – com raras exceções, uma vez que toda regra possui exceções- a palavra de forma escrita.
Nesse processo a palavra, conforme o gosto e interesse do artista adquire formas plásticas e expressivas, sendo desenhadas de forma estilizadas, e muitas vezes criativa.
Recentemente, para a legria de muitos, o cinema ressolveu fazer uma adaptação para as telonas de um dos personagens de Eisner. Trata-se de The Spirit.

Um comentário:

  1. Oá, dêm uma olhada no nosso blog:www.tokadirato.blogspot.com

    Qualquer coisa entrem em contato.
    valeu

    ResponderExcluir