terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia 30 de Janeiro Dia Nacional do Quadrinho

Janeiro esta quase no fim e dia 30 de janeiro é um dia que temos de comemorar. Para os amantes de H.Q, Nona Arte, Arte Seqüencial comemoramos nesta data o Dia do Quadrinho Nacional.
Esta data comemorativa foi instituída pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem a data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do artista gráfico Ângelo Agostini, que foi publicado em 1869.
Agostini, para quem não conhece, foi um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil. Viveu sua infância e adolescência em Paris, e em 1859, com dezesseis anos, veio para São Paulo com a mãe, a cantora lírica Raquel Agostini.
Em 1864 começa sua carreira como cartunista e editor ao fundar a revista Diabo Coxo. Em 1º de janeiro de 1876, fundou a Revista Ilustrada, um marco editorial no país, onde publicou o personagem de sua autoria Zé Caipora (1883), o qual seria retomado novamente na revista o Tico-Tico.
Por estas e outras, Ângelo Agostini e considerado de fundamental importância dentro da história das Historias em Quadrinhos. A ele nossa homenagem adiantada.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O que é uma H.Q? - Parte II

Dando prosseguimento ao que prometemos, vamos falar mais um pouco sobre o que é uma H.Q.
Veja bem, existem diferentes fatores que nos levam a encarar as H.Qs de diferentes formas. Uma delas e pelo ponto do leitor. Para o fã, leitor assíduo, que acompanha mensalmente ou quinzenalmente seu herói favorito, uma H.Q e mais que 15 minutos de diversão, é puro prazer. Uma forma de sair de seu mundo e viajar a outras dimensões.
Por esta e outras características, as H.Qs são consideradas pelo estudo da Arte como a Nona Arte. Isto porque envolve em seu processo de criação duas outras Artes: O Desenho e a Literatura.
Enquanto o desenho vem traduzir a história de forma visual, a literatura esta presente na fala dos personagens e interlocuções que levam o leitor de um ponto a outro dentro do enredo da História.
Este mágico processo, de envolvimento do leitor parece ser fácil, porem, não é. Prova disso, são diversas histórias que existem, com belos desenhos, porem sem nenhum conteúdo.
Felizes são roteiristas como Frank Miller, Alan Moore e Neil Gaiman, entre outros, que com maestria e genialidade conseguem trazer do mundo da fantasia belíssimas histórias. Estes roteiristas, mostram na pratica o quanto e fundamental um bom roteiro para se fazer uma boa H.Q.
E um bom roteiro meus amigos, não nasce do dia para a noite, e nem pula do seu micro para suas mão. Pelo contrário, leva-se algum tempo para cria-lo, no qual horas de estudo, inspiração e idéias são gastos. Isto faz com que as H.Qs sejam o que são. Uma Arte por excelência, cuja produção envolve diferentes tipos de conhecimento.


Grafites afiados então!

Ass: Jimmy Rus