domingo, 29 de janeiro de 2012

30 de Janeiro - Dia Nacional da História em Quadrinhos

Pois é pessoal, o dia chegou: 30 de Janeiro, Dia Nacional da História em Quadrinhos.
A data foi criada em 1990, pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo, e faz referencia a publicação da primeira H.Q brasileira, publicada em 1869.
O autor desta façanha, foi o cartunista italiano, radicado no Brasil, Angelo Agostini (Vercelli, 08 de Abril de 1843- Rio de Janeiro- ? de Janeiro de 1910).
Pioneiro em seu oficio, Agostini, publicou os personagens "Zé Caipora" e "Nho Quim", em "As Aventuras de Nho Quim", e seu trabalho foi realizado entre o Segundo Reinado e o incio da Republica, que produziu situações férteis para a profissão de Cartunista.

Veja abaixo algumas das realizações de Agostine em ordem cronologica:

* Em 1859, com dezesseis anos, chega a São Paulo com a sua mãe, a cantora lírica Raquel Agostini.
* Em 1864 da inicio a carreira de cartunista, quando funda o jornal ilustrado DIABO COXO em São Paulo. Este e fechado um ano depois.
* Em 1866 ainda em São Paulo funda (para vir a falir um ano depois) o jornal o CABRIÃO- cuja sede foi depredada devido aos forte e constates ataques do jornal ao clero e as elites escravocratas.
* Muda-se para o Rio de Janeiro onde passa a colaborar e desenvolver intensa atividade em favor da Abolição da Escravidão. Passa a colaborar tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações de O MOSQUITO e VIDA FLUMINENSE. Nesta última, publicou, em 30 de Janeiro de 1869 , Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira H.Q brasileira e uma das mais antigas do mundo.
* Em 1º de Janeiro de 1876, funda a REVISTA ILUSTRADA . Nela publicou o o personagem "Zé Caipora (1883).
Por estas e outras Angelo Agostini, além de ser o pioneiro que foi, vem a fundar o marco deste dia, 30 de Janeiro, como o Dia Nacional da História em Quadrinhos.

A todos nos, Quadrinistas e cartunistas anonimos ou que ja conquistaram os seus 15 minutos de fama, os sinceros parabens do Coletivo O.Q de Quadrinhos.

Quadrinho é Arte, Cultura, Entretenimento, Informação,...Quadrinho é Comunicação!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Turma da Mônica e Astro Boy Juntos

Traduzindo "Crossover"  significa cruzamento. Mas para quem já esta acostumado com o Universo das H.Qs, quando ouve a palavra "Crossover" sabe que sera o encontro de personagens de universos diferentes. E quando digo diferente quero dizer que jamais poderiam se encontrar em uma história "normal", ate mesmo porque seus autores pensam e produzem personagens diferentes.
Pois bem, fazendo história mais uma vez Mauricio de Sousa, que lançou sues personagens da turma da Monica em formato mangá,  testando e acertando em cheio no gosto do publico mais uma vez realiza outra façanha digna de um grande mestre do quadrinho nacional: Realiza o primeiro "Crossover" entre personagens brasileiros e japoneses.
A história que sera publicada no numero 42 do Mônica Jovem ( com previsão para chegar as bancas no final de Fevereiro de 2012)  trara os personagens da Turma da Mônica (Cebolinha, Cascão, Magali, Mônica ) em uma aventura pela Amazônia, onde vão encontrar personagens de Osamu Tezuka (  03 de Nov. 1928- 09. Fev. 1989) como Princesa Safiri, Astro Boy e Kimba.

Em Tempo: E já que o assunto e Mauricio de Souza, em 2012, seus personagens Chico Bento e Cascão fazem 50 anos! Parabéns aos dois!

Vem ai:
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Muhammad Ali faz 70 anos e chega as bancas a edição Histórica de Superman Versus Muhammad Ali

Muhammad Ali-Haj faz hoje 70 anos. O boxeador norte-americano, considerados por muitos uma lenda do Boxe mundial.
Cassius Marcellus Clay Jr, seu nome de batismo nasceu na cidade de Louisville, Kentucky em 17 de Janeiro de 1942, e passou a se chamar Muhammad Ali após se converter ao Islamismo.

Muhammad Ali, teve em sua carreira como boxeador 61 lutas, das quais ganhou 37 por nocaute e sofreu apenas 5 derrotas. Porém sua luta não foi apenas nos ringues. Ali também se destacou na luta contra o Racismo nos E.U.A, e teve sempre opinião formada tendo forte militância política.
Atualmente Muhammad Ali luta contra a doença de Parkinson, o que não o impediu de carregar a tocha olímpica nas Olimpiadas de 1996.
Este grande Guerreiro chamado Muhammad Ali foi homenageado nos anos de 1978 com a publicação de Superman X Muhammad Ali, lançado pela DC Comics com arte e roteiro de Neal Adams e Denny O’Neil. Para os fãs do Superman é também para os admiradores de Muhammad Ali, a DC Comics relançou esta edição em 2010, a qual chegou em dezembro de 2011 as bancas brasileiras pela Panini Books. A edição que pode ser encontrada em bancas e revistarias chega com capa dura e papel couche, além de trazer esboços e uma relação  das pessoas representadas na capa. A edição  histórica esta sendo comercializada por R$ 22,00.
Saudosismos a parte, fica aqui nossa homenagem a este grande boxeador. A essa lenda do boxe mundial que hoje completa 70 anos. Vida longa a Muhammad Ali.


Capa revista DC

sábado, 7 de janeiro de 2012

Quadrinista

Por ser uma arte ainda nova em termos conceituais,  alguns termos  e conceitos utilizados pela  Arte Sequencial ainda causa confusão. Um destes termos é QUADRINISTA.
Afinal, o que é um quadrinhista, esta palavra que muitas vezes nem o Word reconhece?
para sanar a duvida fomos atras de algumas referencia e encontramos esta no site Mundo H.Q, a qual vamos incrementar.
O quadrinista é aquele sujeito que participa da produção de uma H.q e que geralmente domina mais de uma área. O quadrinista e capacitado para ser Roteiristas, argumentistas, desenhistas, coloristas, cartunistas, letristas...
Segundo o "Mundo HQ "... junte todos esses "istas" e mais alguns e a soma será uma categoria chamada amavelmente pelos fãs como quadrinistas (ou quadrinhistas).
Pode ate parecer estranho falarmos de uma H.Q como sendo algo realizado por varias pessoas, uma vez que no Brasil ainda temos aquele péssimo habito- que muitas vezes e forçado pelas próprias circunstancias - de acreditar que uma H.Q e realizada por uma unica pessoa.
Quem geralmente esta acostumado com a Arte, e acompanha títulos ao consultar os créditos de uma H.Q encontra os termos "Argumento", "Arte", "Arte Final", "Letra" cada qual assinado por um profissional diferente. isto porque a industria do Quadrinho trabalha como qualquer industria, e a divisão de tarefas acelera o processo, permitindo que mensalmente chegue as bancas e revistarias diversos titulos de H.Qs e congeneres. 
Porém, o mais importante e que geralmente estão por trás destas produções grandes mentes que amavelmente chamamos de Quadrinistas.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Vingadores- O Filme

Esta é para quem assistiu os filmes Hulk, Iron Man, Thor e por ultimo Capitão America. Vem ai Vingadores, o filme que reunira os personagens na super-equipe chamada Vingadores.
De quebra, o filme Vingadores tem a presença de um personagens que, para os mais atentos apareceu no final da maior parte dos filmes acima citados, porém só apareceu de forma mais evidente nos três últimos filmes (Iron Man,  Thor e Capitão America). O personagem citado é ninguém menos que Nick Fury, agente da S.H.E.L.D.
Embora tenha ficado irado quando vi o personagem, encarnado por Samuel Lee Jackson, que diga-se de passagem vem desenvolvendo o personagem de forma esplendida, a primeira reação que tive foi: "Mas Nick Fury é branco!"
A explicação para o fato (ao menos a mais aceitável em especial para os antigos leitores que nos anos de 1980/90 ainda eram adolescentes) é que o personagens utilizado pelos roteiristas da franquia tem origem não no universo conhecido (coisa de H.Q, cujos personagens as vezes podem ter vidas diferentes em realidades alternativas), mas no universo Marvel Ultimate. Para este, ou melhore para quem acompanha o Universo Ultimate Marvel, a imagem de  Samuel L. Jackson como o personagem Nick Fury não é  estranha uma vez que o ator cedeu sua imagem para a criação do personagem Nick Fury Ultimate.
Então para quem assistiu algum dos filmes acima citados e gostou de Hulk, Thor, Capitão America e Homem de Ferro, aguardem. Em 2012 teremos Vingadores.