quarta-feira, 28 de março de 2012

Millôr Fernandes e Chico Anysio

     


Noticias ruins rondam o humor brasileiro nesta semana. Primeiro foi Chico Anysio que veio a  óbito nesta sexta-feira passada, e hoje o cartunistas, escritor, tradutor, humorista e também desenhista Millôr Fernandes, aos 88 anos de idade. 
 Considerado uma das principais figuras da imprensa brasileira, Millôr atuou no famoso Pasquim, informativo humorístico editado por Ziraldo nos anos da ditadura militar e que ao seu modo fazia criticas ao regime militar.
Millôr também esteve presente em publicações de O Cruzeiro, Veja e Jornal do Brasil. Nascido em 16de agosto de  1923, na cidade do Rio de Janeiro, faleceu hoje 28 de março de 2012 na mesma cidade, vitima de falência de órgãos múltiplos.
Fara companhia a Chico Anysio, que faleceu dia 23 de Março de 2012 em alguns lugar onde poetas e artistas repousam. Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, mais conhecido como Chico Anísio deixou o humor brasileiro um pouco mais pobre, ao partir, vitima de uma infecção pulmonar.
Fica aqui nossa conglatulações e homenagens a estes dois brasileiros do humor.


sábado, 24 de março de 2012

Coletivo O.Q de Quadrinhos realizar mais um curso de H.Qs em Uberlândia

O Coletivo O.Q de Quadrinhos deu início em 10 de Março de 2012 o Curso Itinerante O.Q de Histórias em Quadrinhos, etapa 004/04.
O curso e parte de um projeto aprovado em 2010 por Evânio B.Costa (Jimmy Rus), via Fundo Municipal de Cultura de Uberlândia, cuja proposta foi realizar 04 cursos e duas revistas (revista O.Q de Quadrinhos nº 04 e 05). O curso etapa 004/04, esta ocorrendo na E.M. Profª Irene Monteiro Jorge no Bairro Morumbi. 
   
Equipe do Coletivo O.Q de Quadrinhos 2012  (Foto: Boel. Da esquerda para a direita Crespo, Jhaury, Jimmy, Sonia)

Atendendo crianças e jovens entre 09 a 17 anos, dos bairros Morumbi, Joana D’arc, Zaire Rezende e Alvorada,  o principal objetivo do curso e socializar as técnicas de produção de H.qs e congêneres, além de incentivar a produção de H.qs e a leitura.
As aulas que ocorrem aos sábados com 03h/aula são de caráter teórico e pratico, onde a equipe do Coletivo O.Q de Quadrinhos explora com os alunos a construção, idealização e confecção de H.Qs.
A turma já começou a mostrar seu talento. Abaixo trouxemos algumas imagens das três primeiras aulas com a presença de parte da equipe do Coletivo O.Q de Quadrinhos e os alunos em plena atividade.
Paralelo a este curso, o Coletivo O.Q de Quadrinhos esta planejando os Encontros de Formação (em breve mais informações).
 Coletivo O.Q de Quadrinhos: Porque H.Q é muito mais que diversão e entretenimento. Quadrinhos e Arte, cultura, informação...
   

  
Jimmy Rus ministrando aula e detalhe de aluno realizando exercicio


quinta-feira, 15 de março de 2012

Boas Vindas a Jhony

E com imensa alegria que damos as boas vindas a mais um integrante que a partir de Fevereiro de 2012 começou a fazer parte do Coletivo O.Q de Quadrinhos.
Seja bem vindo Jhony.

Que vosso grafite jamais perca o brilho e que nossa caminhada seja longa e duradoura.

Quem é Moebius!

Jean Henri Gaston Giraud (08 de maio de 1938 - 10 de Março de 2012) foi um artista e escritor francês que realizou bandes dessinées (H.Qs). Sob os pseudônimos de Moebius e Gir,  Giraud ganhou fama em todo o mundo.
Entre as obras mais famosas de Moebius esta a série Blueberry onde em co-autoria com o escritor Jean-Michel Charlier , criaram um dos primeiros anti-heróis a aparecer nas Histórias em Quadrinhos. Blueberry foi traduzida para mais de 15 idiomas diferentes. 
Inspirado pelos deuses do grafite e do nanquim, Moebius criou uma extensa variedade de ficção científica e fantasia, onde a presença do Surreal- com imagens possíveis apenas em sonhos- deu vida a H.Qs como:  Arzach , Garagem hermética de Jerry Cornelius , e O Incal .
 Entre os feitos de Moebius e sua importância para a H.Q européia, e também mundial esta a sua pioneira carreira juntamente com Jean-Pierre Dionnet, Druillet Phillippe e Bernard Farkas, quando em 1975 fundaram o grupo de história em quadrinhos intitulado "Les Humanoides Associes".  Juntos, eles começaram a revista METAL HURLANT, entre nós conhecida por HEAVY METAL.
METAL HURLANT, ou HEAVY METAL serviu e vem servindo de inspiração a diversos artistas que decidem enveredar-se pelos caminhos das H.Qs. Um dos motivos e as histórias apresentadas, que geralmente fogem do convencional bandido X mocinho, super-herois com super poderes, bem versus mau presente nos Comics norte-americanos.    

Outra característica da revista foi apresentar H.Qs que utilizam processos narrativos sem o uso convencional dos balões, legendas e até mesmo da fala dos personagens. A imagem passa a ser tudo e até mesmo o modo de enquadramento passa a ser uma forma de arte para Moebius soube como poucos utilizá-la com excelente maestria, transformando as paginas em quadros quem em muito se aproximam da Art Nouveau.
Não se restringindo ao cenário europeu, entre os anos de 1988 e 1989, Moebius desenhou o roteiro de Stan Lee para o Surfista Prateado. A minissérie fez tanto sucesso que ganhou o Prêmio Eisner de melhor série limitada em 1989.
Mas quem pensa que Moebius ficou apenas no universo das H.Qs se engana. O artista colaborou na produção de diversos storyboords para a produção cinematográfica.
Storyboords para quem não sabe são desenhos seqüenciais das tomadas a serem filmadas em uma produção audiovisual (filme). Apenas para citar alguns temos Estrangeiro de Ridley Scott, Tron da Disney, O Quinto Elemento de Luc Besson, Star Wars V, Mestres do Universo, entre outros.

Sob os nomes de Giraud e Gir, também fez ilustrações para livros e revistas, ilustrando por exemplo, uma edição do romance " O Alquimista” de Paulo Coelho.
Giraud, Gir ou Moebius como simplesmente o conhecemos, partiu desse plano vitima de um câncer, porem deixou-nos como seu legado sua Arte. 

quarta-feira, 14 de março de 2012

Morre Moebius

Há alguns dias na correria, hoje me deparei com uma notícia triste a respeito do quadrinho europeu. Faleceu vitima de Câncer em 10 de Março de 2012 (sabado) Jean Henri Gaston Giraud ou simplesmente como ficou conhecido MOEBIUS. 
Artista de impressionante genialidade, famoso por cenários futuristas onde sonho, realidade, passado e futuro se misturam em tramas envolventes, Moebius não se limitou a Arte Sequencial. Com sua genialidade e criatividade teve participação na produção de storybords para os audiovisuais (filmes). Entre alguns citamos: Alien- O Oitavo Passageiro (1977), Mestres do Universos (1987) onde desenhou cenários para o filme onde aparecia o personagens He-Man e Tron, da Walt Disney Company (1982).
Moebius, que em 08 de maio de 1938, nasceu como Jean Henri Gaston Giraud em Nogent-sur-Marne, uma cidade nos arredores de Paris, faria 74 anos em 2012.
Moebius, descanse em paz!


quinta-feira, 8 de março de 2012

Revista O.Q de Quadrinhos nº05- Já nas bancas

Pois e pessoal,
ela já esta disponível em algumas bancas e revistarias da cidade. Uma delas e a Revistaria do Shopping.
Basta chegar e pedir a Revista O.Q. numa prateleira perto de você!

Aproveitando a passagem, dêem uma olhada também na edição da Turma da Monica com o encontro realizado entre os personagens de Mauricio de Sousa (O pai da turma da Monica) e Osama Tesuka ( o pai do Mangá).

Boa leitura.

quinta-feira, 1 de março de 2012

Revista O.Q de Quadrinhos nº05

Ela esta chegando! Alias, acabou de chegar. Com capa de Jimmy Rus e Neilton (Jhaury), ela estará chegando as bancas de Uberlândia nas próximas semanas.
A revista O.Q de Quadrinhos nº 05 foi viabilizada com verba do Fundo Municipal de Incentivo de Uberlândia, e teve a tiragem de 1000 copias.
Distribuída nas melhores bancas e revistarias de Uberlândia, sera comercializada por R$ 3,00, e contara com uma novidade: 04 paginas coloridas.
E vale destacar que haverá trabalhos de Andressa Boel (Coletivo O.Q de Quadrinho), Alessandro nascimento (Coletivo O.Q de Quadrinho), Priscila Ribeiro (Coletivo O.Q de Quadrinho), Jimmy Rus (Coletivo O.Q de Quadrinho), além de material de Matheus Moura (Caminho di Rato e A3) e Décio Ramirez, Lucas Esteves,  Thays Fernanda, além de alunos e ex -alunos dos cursos Itinerantes O.Q de Histórias em Quadrinhos (Etapa 01 a 03).
Então e aguardar e conferir.
Abaixo a capa: