sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Divulgado os Vencedores do 29º Troféu Angelo Agostini

Dia 14 de Janeiro de 2013 tivemos a divulgação dos vencedores do 29º Troféu Angelo Agostini. A divulgação foi feita pela ASSOCIAÇÃO DOS QUADRINISTAS E CARICATURISTAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (AQCSP)  e está disponível no  o site http://aqcsp.blogspot.com.br/:
Vamos aos ganhadores e suas respectivas categorias:
 Desenhista: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta (Panini)
                      Capa: Astronauta

Lançamento Independente: Last RPG Fantasy
Prêmio Jayme Cortez: Gibicon - Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestres: Marcos Maldonado, Júlio Emílio BRaz, Jô Fevereiro.

Petra Leão- Roteirista

Saiba mais acessando: 
http://aqcsp.blogspot.com.b





quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

UFBA e atividade no dia Nacional do Quadrinho (Quadrinho Nacional 2013 )

Notícias do universos das histórias em Quadrinhos. E esta vem da Bahia, onde a UFBA (Campus de Ondina) estará realizando  um evento no dia 30 de Janeiro de 2013- Dia Nacional dedicado as Histórias em Quadrinhos.



O 30 de janeiro é o Dia do Quadrinho Nacional por ser o dia do início da publicação, em 1869, da primeira série em quadrinhos no mundo, realizada no Brasil pelo vêneto imigrado por aqui Angelo Agostini: As Aventuras de Nhô-Quim & Zé Caipora. Em Salvador, a data vai ser comemorada com música, exposições, sessões de autógrafos, venda de livros, lançamento de DVD, homenagens e até uma sala de chat exclusiva. As atividades acontecem na Biblioteca Central daUFBA (Campus de Ondina), das 19 às 21 horas.

O que acontecerá

Exposição do grande caricaturista em barro - talvez o melhor do mundo nessa arte - Valterio, que mora em Salvador há décadas e é pouco reconhecido
Homenagens a 3 personalidades da cultura baiana falecidas, e a pessoas que ajudaram no desenvolvimento da Nona Arte
bancas de artistas locais
venda de quadrinhos
exposição de álbuns e revistas brasileiras que mostram a evolução dos quadrinhos brasileiros como arte, e não mero entretenimeno
MUITOS sorteios (com material de outros estados e, mesmo, países) inclusive de HQS infantis
Sala de chat exclusiva para tirar dúvidas sobre o evento (algo inédito em Salvador)
Pré-lançamento do DVD do filme ‘Nego’, sobre Teodoro Sampaio
Distribuição gratuita de publicações
Presença de 1 artista de outro estado

Os homenageados são

Angelo Agostini, criador da primeira série de quadrinhos do mundo
José Carlos Capinan (com a execução de uma música sua sobre quadrinhos por Gibran Sousa, dos Bye Anos)
Lage, falecido chargista baiano
Joaci Goes -, que à frente da Tribuna da Bahia impulsionou o suplemento A Coisa (1 número será exposto em grande formato)
Claudio Veiga - pelo seu livro sobre o fanzine 'O Papão' (todo o livro dele será exposto em grande formato)
Teodoro Sampaio – com o pré-lançamento do DVD do filme 'Nego' (de Savio Leite e Marko Ajdaric, que usa quadrinhos como suporte de linguagem)
Ernesto Simões Filho - pela criação a 108 anos do mais importante fanzine da Bahia, O Papão (antes de fundar o maior jornal da Bahia, A Tarde, há 101 anos

O evento já conta com um espaço no Facebook

http://www.facebook.com/QuadrinhoNacional2013

domingo, 13 de janeiro de 2013

30 de Janeiro Dia Nacional do Quadrinho


Mês de janeiro chegou e junto vem as comemorações pelo dia Nacional do Quadrinho. Para quem não conhece ( o que não e o caso dos internautas que acompanham nosso blog), as historias em quadrinhos fazem parte de um gênero de Arte por alguns designados como Nona Arte e por outros como Arte Seqüencial.
 Seja qual o termo usado, as Histórias em Quadrinhos vista por muitos como entretenimento e diversão, e um tipo de Arte com “A” maiúsculo que envolve o uso da imagem e da literatura. Desta forma, o ver e o ler estão presentes dentro das H.Qs, o que fazem com que sua produção esteja  entre dois campos: As Artes Visuais e a Literatura.
As Histórias em Quadrinhos geram um fascínio no mundo inteiro, e como não podia deixar de ser, no Brasil não e diferente, ate porque vivemos num país que se coloca como pioneiro dentro da produção de Historias em Quadrinhos e congêneres.
Como prova disto, temos alguns artistas que se destacavam já desde o século XIX, quando o que hoje designamos como Histórias em Quadrinhos nem existia. Um desses artistas e o ilustrador e cartunista radicado no Brasil, Angelo Agostini.
O ilustrador foi com seu traço refinado e observação sagas  responsável por algumas das caricaturas e charges de grande valor histórico, em especial para quem estuda o período por ele retratado.
Com seu traço, Agostini representou fatos e opiniões do Segundo Reinado e da Primeira República no Brasil, caricaturizando até mesmo D. Pedro II.
Ligado a imprensa, sendo alias proprietário por curtos períodos de tempo de jornais na cidade do Rio de Janeiro, Agostini criou o personagem Nho Quim- um caipira rico que se aventurava em viagens pelo Brasil do século XIX.
 Agostini foi um dos vários brasileiros, tal como esse escriba que vos fala, vive circundado pelo universo da arte seqüencial. Angelo Agostini foi um pioneiro no Brasil do século XIX e ainda hoje, em pleno século XXI, muitos cartunistas, ilustradores e quadrinistas seguem seus passos, seja atuando como desenhista para editoras nacionais ou estrangeiras, ou mesmo seguindo o caminho do chamado Quadrinho Independente.
E por ele e por todos os cartunistas, quadrinistas desse imenso país chamado Brasil que damos vivas ao dia Nacional do Quadrinho, comemorado em 30 de janeiro.
Grafites afiados então!
                                           

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

H.Qs que vão estar no Cinema em 2013

O ano de 2013 começa e algumas promessas de lançamentos de filmes com personagens de H.Qs ja prometem. Um destes e "The Wolverine"um dos X-Man mais idolatrado, embora seja o melhor no que faça e o que faça não seja legal de se ver. O personagem vem encantando os fãs de cinema assim como faz nas páginas das revistas de H.Qs.
Outro filme com personagens da Marvel  e "Homem de Ferro 3" que trara Tony Stark confrontando um novo vilão.
Mas nem só de Marvel vive o cinema. A DC Comics trara seu maior personagem, Superman. O filme contara com a direção deZnack Snyder ( que ja atuou em duas outras fabulosas adaptações: 300 e Watchmen). 
Que venha então 2013!