sexta-feira, 7 de março de 2014

Personagens Negros nas H.Qs: Fórum de discussão

Recentemente recebemos um email trazendo informações a respeito da presença de personagens negros nas H.Qs. brasileiras. Entre outras informações mostra como e escassa a presença de personagens negros nas histórias produzidas no Brasil. 
Cientes há algum tempo do problema, nos do O.Q de Quadrinhos que estamos com um projeto em andamento em 2014, sempre abordamos em nossas atividades de oficinas e cursos esse problema, que alias não se restringe apenas ao cenário  brasileiro. Vamos analisar o cenário norte-americano.    
Ciborg                     Laterna Verde
Dominado pela DC Comics e Marvel, a presença de personagens negros nas H.Qs  americanas e bem pequena.
Vejamos a Marvel. Nesta temos a presença da Tempestade (X-Man), Lupina e Solar (X-Force), Bishop (X-Man).
Ja a DC Comics apresenta o Pantera Negra, o Ciborg (Titãs) e também um substituto do Laterna Verde (Liga da Justiça).
Vale lembra, citando o universo Marvel a presença do Sargento Nick Fury- nos filmes Vingadores sendo interpretado por Samuel J.- e que causa polemica e discussão por ser apresentado nas H.Qs de forma diferente (aguardem postagen sobre o assunto explicaremos melhor). 

  
                                     Tempestade - Marvel                   Pantera Negra - DC              
Estes  personagens vão contracenar com outros de menor importância dentro do cenário das H.Qs. Se no cenário E.U.A a presença de personagens negros e pequena, nas H.Qs brasileiras não se faz diferente. Cientes disso fazemos aquele chamado aos produtores de H.Qs brasileiras, para olharem para nosso povo e nossa cultura que e rica e pode apresentar tramas tao fabulosas quanto as encontradas em revistas estrangeira. Para tal basta boa vontade e imaginação, algo que não falta a esse nosso povo.
Fica a dica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário