domingo, 24 de agosto de 2014

Gibi, de onde surgiu o termo?

      Ontem fomos presenteados pelo nosso amigo e colaborador Ruiter com uma edição histórica da Revista Gibi nº 16 lançado pela RGE (ver imagem abaixo). Pensando  em agradecer publicamente pela colaboração resolvi escrever este post, com o qual aproveitando a oportunidade, vamos falar um pouco sobre  o Gibi.
        Para aqueles que não sabem, no Brasil o termo Gibi é um dos sinônimo para Revistas de Histórias em Quadrinhos, assim como os outros já usados como H.Q, Nona Arte, Arte Sequencial,...
Capa da Revista Gibi nº 16

             Porém, embora chamem as Revistas de H.Q de gibi, são poucos que sabem a origem do termo, que surgiu no ano de 1939, quando Roberto Marinho então já dono e editor de jornal, ao perder mercado para o Suplemento Juvenil ( outra revista de H.Q da época) de Adolf Aizer, lançou a "revistinha" Gibi.
           Adolf Aizer, foi o fundador da Editora Brasil America Ltda- Ebal, que durante anos publicou e divulgou diferentes generos de H.qs no Brasil. Aizer, alias foram representante do Jornal de Roberto Marinho nos E.U.A e diante da recusa deste ultimo em publicar H.Qs em seu jornal, se demitiu e iniciou uma brilhante carreira como editor fundando a Ebal.
              Mas, voltando ao Gibi, na época, este termo  significava Moleque ou Negrinho, porém com o tempo passou a designar as revistinhas - que não eram tao pequenas assim, uma vez que utilizando o formato dos jornais em tabloide e impressas em papel jornal mediam 28cm x37cm- de histórias em quadrinhos.
         Juntos Suplemento Juvenil de Adolf Aizer e Gibi de Roberto Marinho, foram responsáveis por popularizem personagens norte-americanos como Popeye, Agente Secreto, Dick Tracy, Hagar, Recruta Zero, Superman, Batman, Spirit entre tantos outros personagens no Brasil entre os anos de 1930 a 2000.



Nenhum comentário:

Postar um comentário