terça-feira, 7 de abril de 2015

Quadrinho Nacional: Flavio Colin

Flavio Colin
Nome: Flavio Barbosa Mavgnier Colin 
Rio de Janeiro, 20 de Junho de 1930- 13 de Agosto de 2002
Desenhista, ilustrador de H.Qs, Colin começou a desenhar profissionalmente aos 26 anos na editora Rio Gráfica e Editora (RGE) entre os anos de 1956 a 1959.
Seus primeiros trabalhos foram para as revistas X-9 e posteriormente As Aventuras de Anjo, um repórter detetive que existia em forma de radio novela.
Fã do trabalho de Milton Caniff (Terry e os Piratas), Chester Gould (Dick Tracy), Alex Raymond (Flash Gordon) e Harold Foster (O Principe Valente) entre outros, Colin desenvolveu ao longo de sua carreira um estilo  particular que remete ao traço da xilogravura.
A xilogravura para quem não saiba e uma técnica de impressão de gravuras, muito utilizada em especial no nordeste brasileiro dentro da literatura em cordel. A técnica consiste em realizar ilustrações utilizando uma placa de madeira que passa a ser a matriz onde o desenho e gravado permitindo que se façam varias copias do mesmo. 
Com uso do nanquim, e empregando hachuras e efeitos de luz e sombra, o trabalho de Colin dispensa assinaturas uma vez que sua própria estilização tornou-se sua marca registrada. E característico de seu trabalho- a grande parte em preto e branco- o uso de pequenos traços triangulares que forma no conjunto efeitos de textura e luz e sombra no desenho.
A obra de Colin é um exemplo de como o artista no decorrer de sua carreira vai se desenvolvendo. Comparando por exemplo as ilustrações do personagem Anjo com suas ultimas obras o contraste e a mudança de seu estilo de desenhar e algo impressionante. 
Abaixo fazemos uma homenagem ao mestre reproduzindo alguns de seus desenhos.





Trabalhos

Revistas

Revista Spektro

  • Os Bonecos Africanos (com roteiro de Hélio do Soveral)
  • O Matador de Lobisomens
  • Hotel Nicanor

Nenhum comentário:

Postar um comentário