sábado, 30 de janeiro de 2016

30 de Janeiro - Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

30 de Janeiro, dia em que Cartunistas, quadrinistas, ilustradores ligados a Nona Arte comemoram em todo o país o dia Nacional das Historias em Quadrinhos.
A data surgiu em 1984 no estado de São Paulo  quando a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo criaram a data em homenagem ao artistas Angelo Agostini que neste mesmo dia no ano de 1869 publicou "As Aventuras de Nhô Quim" ou" Impressões de uma viagem a Corte". Pioneira para a época, a hq foi publicada na revista Vida Fluminense.
         
Não ficando muito atras e até mesmo realizando ações de enorme potencial para a cidade e região, cartunistas, quadrinistas e pesquisadores dessa nobre arte da cidade de cidade de Uberlândia vem realizando atividade de potencial dentro da cidade. Exemplo destas atividades são as  duas exposições cujas obras são historias em quadrinhos que a cidade recebe. Uma das exposições e a Mostra de Artes SESC- Grande Otelo uma homenagem em contos e quadrinhos idealizada por Francisco de Assis, que também e curador da exposição a qual estará no Sesc Uberlândia até dia 27 de março de 2016, homenageando esse grande "pequeno" grande ator filho da cidade.
A outra exposição e  Capas: Revista O.Q de Quadrinhos idealizada e promovida por Jimmy Rus e O.Q de Quadrinhos que  também  está no Sesc Uberlândia até a data de 12 de fevereiro. Nesta as sete capas e algumas histórias estão sendo expostas e para quem visitar a exposição exemplares da revista O.Q de Quadrinhos nº 07 estão sendo distribuídas gratuitamente.
Não ficando apenas nestas ações vale lembrar que a cidade ainda tem Matheus Moura com a revista O.R.L.A e Caminho di Rato, Edd Silva que lançou a revista /livro Aventuras na Amazonia onde desenvolveu o Capitão Brazuca e abordou a lendas de nosso folclore, e mais recentemente a revista Basidio lançada pelo quadrinista Rosemário.  
E para quem gosta de prêmios, Jimmy Rus e O.Q de Quadrinhos vão promover em 2016 o 2º Premio O.Q de Quadrinhos. Aguardem.
E vivas as Histórias em Quadrinho de todo o mundo! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário