quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Modernismo: Por dentro da História da Arte

Ola pessoal, começaremos a partir de 2014, a uma nova postagem intitulada Por dentro da História da Arte. O objetivo é apresentar mensalmente no blog alguns movimentos artísticos, trazendo informações, contextualizando fatos e datas importantes.
Talvez por se tratar de um blog que trata de Arte Sequencial fique a pergunta: Qual a conexão entre Arte Sequencial e Arte? Pois é ai que esta a conexão, a palavra Arte.
Além disso existe uma pequena linha que separa o universo das artes plásticas (visuais) da Arte Sequencial, e quando contextualizamos movimentos artísticos como Modernismo, Impressionismo, Renascimento e tantos outros contribuímos para difusão das artes em geral e em especial da H.Qs como arte.

Para começar, aproveitando o mês de janeiro vamos aborda o Modernismo.
Operarios- 1933 - Tarsila do Amaral
         O Modernismo foi um movimento artístico com varias vertentes (fases). Iniciado na Europa, no final do século XIX teve como movimentos precursores o Impressionismo e o Pós-Impressionismo e  no Brasil seu ápice ocorreu no ano de 1922.
Influenciado por tendências da Arte Europeia Moderna  do final do século XIX e inicio do XX no Brasil foi liderado por um grupo de artistas e intelectuais, denominado “Grupo dos Cincos”. Este grupo idealizou e realizou nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, a Semana de Arte Moderna, que ocorreu na Pinacoteca de São Paulo (S.P).Neste espaço, pintores, escultores, arquitetos, atores e cantores fizeram exposições e mostras de seus trabalhos.
Esta grande exposição foi antecedida por duas exposições de caráter modernistas, sendo uma realizada por Anita Malfati e a outra por Lasar Segall.

Mestiço- Portinari
 Estudantes de Arte, após conhecerem as tendências europeias de arte, em especial o Impressionismo que revolucionou as artes quebrado os cânones da Arte centrada em modelos Acadêmicos (Clássicos) e propondo uma arte realizada ao ar livre que valorizava a paisagens e os cenários locais, alem de retratar seus países natais e consecutivamente sua cultura abrindo as portas para a Arte Moderna.
 De volta ao Brasil, alguns desses jovens estudantes - uma grande parte paulista- ira se organizar  com o  objetivo de desenvolver uma arte genuinamente brasileira. O momento máximo desse movimento  sera a  exposições realizada em 1922.
 Postérios a Semana de Arte Moderna, surgiu o Manifesto Antropofágico (1928), e posteriormente a Bienal de Arte de São Paulo (1951). Fato importante a ser registrado e que em 1922 além da Semana de arte Moderna ira surgir no Brasil o Partido Comunista (PCdoB) um dos primeiros partidos que surgiu no país e que terá desde sua fundação a preocupação com o lado social e com a luta de classe, defendendo os interesses da classe operaria, sentimento que ser compartilhado por alguns artistas modernistas como Tarsila do Amaral (como vemos pela representação de sua imagem "Operários") e Candido Portinari.

Monumento a Bandeira- Brecheret- 1954

Curiosidades:
O Grupo dos cinco foi formado por:  *Tarsila do Amaral – Pintora; *Anita Mafalti –Pintora; * Oswald de Andrade- Escritor; *Mario de Andrade- Escritor e * Menotti Del Pichia – Pintor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário