sábado, 31 de dezembro de 2011

"Meu Pé de Laranja Lima" é adaptado para mangá


E convertido em H.q mais uma obra de literatura: A obra da década de 1970, “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcellos ira ser publicada no estilo Mangá.
A informação e de Josélia Aguiar, publicado neste sábado (31.12.2011) no Painel das Letras. Segundo a coluna a versão de “Meu Pé de Laranja Lima” de José Mauro de Vasconcellos esta sendo produzido na Coreia.
O mangá é assinado pelo ilustrador Woorinoori e saiu pela editora Dongnyok Publishers. O título, em adaptação para o português, é um dos anunciados para o próximo ano pela Melhoramentos, que pretende incrementar seu catálogo de quadrinhos com obras adaptadas de grandes clássicos brasileiros e estrangeiros. 

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Então e "quase" Natal.
A tão sonhada noite esta por vir.
Cá deste lado do Atlântico em pleno trópicos não há neve e talvez a noite seja bem estrelada. Mas que isso não seja motivo para tristeza, afinal  poderemos  ver em todo seu esplendor a estrela de Natal brilhar lá no céu. E como brilha.
E então sonhamos e deixamos a criança que há dentro de cada um de nós se libertar. Neste momento também convém chamarmos aquela nossa parte mais racional e refletir sobre o significado desta data. Mais que presentes, este é um momento impar dentre os 365 dias do ano. Momento de reencontro, de jantares em familia, de confraternização e de união. O Natal é isso, mas também é um momento de reflexão, pois logo um novo ano se inicia. Novos ou velhos planos voltam a ser cogitados. Então que estes sonhos sejam acompanhados de boas vibrações. Que a paz, a fraternidade, a solidariedade possam nos acompanhar nos dias futuros que virão.
Este e o desejo que eu, Jimmy Rus em nome do  Coletivo O.Q de Quadrinhos repassamos a todos os nossos leitores, alunos, amigos, colaboradores e equipe.
Um Feliz Natal e um 2012 com muita Arte Sequencial e repleto de realizações.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Campanha contra o câncer de mama com personagens de H.Qs

No mês em que completa 70 anos, a heroína Mulher-Maravilha juntamente com Mulher-Gato, Mulher-Hulk e Tempestade protagonizam  uma campanha contra o câncer de mama.
Na campanha cujo slogam e "Ninguem e imune ao câncer de mama!" as personagens aparecem realizando o exame de toque.
A campanha foi promovida pela Associação de Luta Contra o Cancer (ALCC) de Moçambique.
Mais uma vez  temos um exemplo real do poder de inserção das H.Qs (Historias em Quadrinhos e demais congeneres da Arte Sequencial) como meio não apenas de entretenimento, mas também de comunicação. Afinal, Quadrinho e arte, entretenimento, diversão, informação, cultura,...
Pegando carona na iniciativa, e alertando nossos leitores do sexo feminino buscamos algumas informações e abaixo apresentamos algumas ilustrações de como proceder neste tipo de auto exame. E como o próprio slogan da propaganda ja alerta: Meninas se cuidem!

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Uberlandenses apostam na nona arte com curso e revista

Ter, 13 de Dezembro de 2011 08:00
uipi-Uberlandenses_apostam_na_nona_arte_com_curso_e_revistaUBERLÂNDIA, TRIÂNGULO MINEIRO - Desde 2005, uma turma de Uberlândia vem apostando em um mercado crescente no país, mas ainda underground. São as histórias em quadrinhos, ou a nona arte, como também é conhecida. Com a ideia de reunir artistas locais e ministrar uma oficina em quadrinhos para a comunidade, o Coletivo O.Q de Quadrinhos já teve cerca de 150 alunos e atendeu por volta de cinco regiões na cidade, além de ter uma revista própria há dois anos.
“O Coletivo O.Q começou há seis anos. Algumas escolas, como o José Inácio, procuraram a gente. Nós precisávamos de uma estrutura física, ou seja, mesas, cadeiras e um quadro. Nós montamos uma turma, que segue por cerca de 2, 3 meses e passamos vários procedimentos para eles, como desenhar um personagem, criar o cenário, fazer o roteiro, enfim, mostramos aos alunos as etapas para a construção de uma história em quadrinho”, afirma o coordenador do projeto, Jimmy Rus.
O curso tem duração de cerca de três meses, com 32 horas/aula. Com o sucesso da iniciativa, o Coletivo conseguiu realizar o maior sonho: publicar uma revista em quadrinhos. “Temos uma revista que surgiu há dois anos, e quem produz o material somos nós do Coletivo e os alunos. Nossa revista é viabilizada via Lei de Incentivo Cultural, que por enquanto, é o único apoio financeiro que nós temos. A revista é vendida por um preço de cerca de R$3,00 em torno de 30 bancas de revistas em Uberlândia. A revista era um sonho do Coletivo. Quando a gente se juntou, nosso grande sonho era fazer uma revista”, afirma Jimmy. Produzir uma HQ é algo que demanda muito trabalho e dinheiro dos envolvidos, mas nem assim o Coletivo desiste de seu sonho. “Nós temos uma média de 44 páginas por revista. A idéia é trabalhar com um preço popular para o público. A revista em quadrinhos é uma coisa cara para se produzir. Estamos tentando fechar algumas parcerias”.  Algumas pessoas que passaram pelo Coletivo conseguiram serviços a parte ou alçaram outros vôos, como Antônio da Hora, que hoje trabalho com o chargista Maurício Ricardo.
uipi-Uberlandenses_apostam_na_nona_arte_com_curso_e_revista2As revistas são vendidas em torno de 30 bancas pela cidade, a maioria no centro. A nova safra de brasileiros no mercado de hq’s no mundo, que conta com nomes como Rafael Grampá, Fábio Moon, Gabriel Bá e Rodney Buchemi impulsiona novos artistas a se engajarem na nona arte, porém poucos são conhecidos no país. Quem não faz parte do Coletivo mas tem o sonho de produzir um material para hq’s, pode participar do projeto. “Qualquer um que produza história em quadrinho, charge, cartoon, pode mandar para o Coletivo que avaliaremos e publicaremos na revista, mesmo não fazendo parte do grupo. Tem gente que não trabalha com historia em quadrinhos, mas tem algumas revistas engavetadas e manda para a gente, porque ele quer ver a sua história publicada. A idéia da revista também é dar esta oportunidade. Nossa revista é bem eclética, mas evitamos algumas coisas, como palavrões, cenas pornográficas e violência explícita. Trabalhamos muito com ficção e com mangás”, disse Jimmy.
E para quem se interessa pelo assunto, mas não sabe desenhar, ainda há uma esperança. “Não precisa, necessariamente, saber desenhar para fazer o curso. Precisamos de bons roteiristas também, que é algo raro no mercado”, disse Jimmy, que também revela que, para 2012, está fechando uma parceria para comandar um curso nos bairros Morumbi ou Santa Luzia, além de atender aos pedidos de fãs para a venda de camisetas com personagens da revista. Para maiores contatos, acessem o blog oficial do Coletivo O.Q de Quadrinhos (oq-studiun.blogspot.com), ou pelo e-mail revistaoq@yahoo.com.br ou telefone, 8856-7205.

Redação Uipi! / Vinícius Ramos
Imagem: O.Q Studiun / Vinícius Ramos

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ministérios da Cultura e da Educação querem tornar escolas públicas espaço de produção

   Ministérios da Cultura e da Educação querem tornar escolas públicas espaço de produção

uipi-Ministrios_da_Cultura_e_da_Educao_querem_tornar_escolas_pblicas_espao_de_produoBRASÍLIA - Os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad, assinam hoje (8) acordo de cooperação técnica sobre a política de cultura para a educação básica. Será às 11h no Ministério da Cultura. O objetivo é fazer da escola um espaço de produção. O pacto prevê, inicialmente, seis ações entre as duas pastas, com orçamento estimado em R$ 80 milhões.
Projetos como os pontos de Cultura, pontos de Memória (museus), as Bibliotecas, os agentes de Leitura, o Cine Mais Cultura e os espaços culturais estão entre as ações previstas no acordo a serem implementadas nas escolas públicas a partir do próximo ano. A ideia é possibilitar também maior acesso dos alunos a livros de arte e a demais acervos culturais. Está prevista ainda a formação continuada dos professores de arte e a definição de uma política de cultura para os currículos escolares.
Redação Uipi!
Fonte: AB
Imagem: brasilescola.com

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Steve Jobs em Quadrinhos


  Um exemplo de como cada vez mais as Histórias em Quadrinhos estão  presente entre os meios de comunicação, e prova com ações que além de entretenimento as H.Qs podem muito mais,  e a iniciativa da editora Bluewater Productions, que estara lançando um livro ilustrado em quadrinhos com a bibliografia de  Steve Jobs, CEO da Apple.
 Jobs que faleceu em 05 de agosto de 2011 com 56 anos vitima de um câncer  foi um dos visionários que sonhando com o futuro permitiram que eu, você e todos que neste momento leem este post pudessem estar aqui usufruindo deste mundo virtual.
O livro será publicado em inglês e terá 32 páginas. A publicação da Bluewater chegará às lojas antes da biografia autorizada de Steve Jobs, escrita por Walter Isaacson
Fonte: O Globo.