A data foi criada em 1990, pela Associação de Quadrinistas e Cartunistas de São Paulo, e faz referencia a publicação da primeira H.Q brasileira, publicada em 1869.
O autor desta façanha, foi o cartunista italiano, radicado no Brasil, Angelo Agostini (Vercelli, 08 de Abril de 1843- Rio de Janeiro- ? de Janeiro de 1910).
Pioneiro em seu oficio, Agostini, publicou os personagens "Zé Caipora" e "Nho Quim", em "As Aventuras de Nho Quim", e seu trabalho foi realizado entre o Segundo Reinado e o incio da Republica, que produziu situações férteis para a profissão de Cartunista.
Veja abaixo algumas das realizações de Agostine em ordem cronologica:
* Em 1859, com dezesseis anos, chega a São Paulo com a sua mãe, a cantora lírica Raquel Agostini.
* Em 1864 da inicio a carreira de cartunista, quando funda o jornal ilustrado DIABO COXO em São Paulo. Este e fechado um ano depois.
* Em 1866 ainda em São Paulo funda (para vir a falir um ano depois) o jornal o CABRIÃO- cuja sede foi depredada devido aos forte e constates ataques do jornal ao clero e as elites escravocratas.
* Muda-se para o Rio de Janeiro onde passa a colaborar e desenvolver intensa atividade em favor da Abolição da Escravidão. Passa a colaborar tanto com desenhos quanto com textos, com as publicações de O MOSQUITO e VIDA FLUMINENSE. Nesta última, publicou, em 30 de Janeiro de 1869 , Nhô-Quim, ou Impressões de uma Viagem à Corte, considerada a primeira H.Q brasileira e uma das mais antigas do mundo.
* Em 1º de Janeiro de 1876, funda a REVISTA ILUSTRADA . Nela publicou o o personagem "Zé Caipora (1883).
Por estas e outras Angelo Agostini, além de ser o pioneiro que foi, vem a fundar o marco deste dia, 30 de Janeiro, como o Dia Nacional da História em Quadrinhos.
A todos nos, Quadrinistas e cartunistas anonimos ou que ja conquistaram os seus 15 minutos de fama, os sinceros parabens do Coletivo O.Q de Quadrinhos.
Quadrinho é Arte, Cultura, Entretenimento, Informação,...Quadrinho é Comunicação!