Recentemente tenho divagado sobre o poder da Arte e então resolvi escrever esse pequeno post a respeito do poder da arte e sua incrível capacidade de comunicar sem usar palavras.
Esse processo está presente quando o artista, usando de sua habilidade, usando códigos conhecidos ou facilmente identificado por nos seres humanos. Desta forma, usa de cores, linhas, formas e o resultado e uma mensagem que sutilmente toca a mente do espectador.
Analisemos como isso ocorre e vejamos as diferentes traduções de uma tirinha, recentemente publicada.
Numa rápida passagem de olho, notamos na imagem um dinossauro, uma maquina de escrever e no requadro final o personagem Los vestido com a camiseta da seleção brasileira enquanto pensa em panelas. Na legenda inicial esta escrito "Seleção natural" termo darwiniano que lembra a origem das especie, e que logo e reforçada pela frase "Estão em Extinção" a qual é lustrada por um dinossauro.
A seguir temos uma maquina de escrever, objeto hoje presente apenas em alguns estabelecimentos mas cujos dias já são contados tornando-se um objeto obsoleto.
Por ultimo nosso personagem aparece trajado com algo que parece não condizer com o tema seleção natural e extinção.
Porém, aprofundemos mais nos fatos. Sutilmente panelas e a camiseta da seleção brasileira não lembram o fatídico 7x1, o qual a seleção alemã fez sobre a seleção canarinho na copa de 2014, mas sim as manifestações de 2016, que levaram ao impeachment da então presidente Dilma Russef, o qual logo foi seguido pela chegada ao poder do seu vice. Este levou ao congresso medidas anti populares, tais como a Reforma da previdência, a legalização da Terceirização, a redução da verba ao Bolsa Família (todos programas das gestões anteriores) e a entrega do pré-sal ao capital especulativo internacional.
Vale lembrar que camisas da seleção e panelas foram vistas nas ruas em manifestações pro impeachment, porém após as escancaradas delações das investigações do Lava Jato, estas não apenas sumiram como pouco são lembradas. Estão em extinção? Não, mas sutilmente o artista (ou melhor eu) coloquei o tema, sem causar grande alarde. A ideia e criticar e ao mesmo tempo mostrar algo engraçado ao publico.
Detalhe interessante e que após as legendas iniciais no primeiro requadro, não se usa mais palavras, apenas imagens que traduzem a ideia do artista.