sábado, 16 de janeiro de 2010

Quadrinoticiando: Aniversariante do mês de janeiro.

"Chegar ao topo é o mais fácil. Difícil é permanecer."
Bom, começo hoje essa postagem com essa frase que me foi dita ano passado quando estava editando a revista O.Q de Quadrinhos n°01. Chegar ao topo, vencer.
Então me vem a mente a frase de um pensador, um pacifista, um grande homem:

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido.
Não na vitória propriamente dita."
Mahatma Gandhi



Isso sim é o que me faz feliz. De certa forma realizado e contente em poder comemorar e partilhar com voces a alegria desse mês de janeiro, onde o O.Q de Quadrinhos completa cinco anos de existência. E como não podia deixar de ser, esse passa a ser um momento de reflexão (como todo aniversário deveria ser).
De onde viemos? Onde almejamos chegar? Por que? Para que? E o mais importante, como desejamos chegar?
Cinco anos.




Não é todo ano que isso ocorre.
Nesses cinco anos realizamos algumas ações importantes, realizando atividades de grupos (oficinas de H.Qs), produzimos e engavetamos trabalhos teoricos (monografias, artigos,resenhas, textos individuais) a respeito do Quadrinho e da Arte Sequencial, e por fim,entre 2008/2009 ousamos sonhar grande: Desse sonho foi possivel, trazer a realidade um sonho coletivo de muitos de nos: A publicação de uma revista de H.Q.
Como o sonho era coletivo, e não individual, em 2009, depois de muito esforço, dedicação e planejamento, conseguimos editar por meio da parceria Sesc/Uberlândia, e incentivo da Lei Municipal de Uberlândia, a primeira revista do O.Q de Quadrinhos, com o objetivo de divulgar a produção de artistas anonimos. Assim foi que, além de trabalhos proprios foram publicados trabalhos de pessoas (quadrinistas, cartunistas e desenhistas) da cidade de Uberlândia,Prata, Tupaciguara e Araguari(Esta última cidade sendo contemplada agora na Revista O.Q de Quadrinhos n° 03).
A partir desse último número começara nosso "novo" grande desafio:PERMANECER!
Permanecer consciente dos idéais que nos move.
Permanecer trabalhado em prol da coletividade.
Permanecer dando oportunidades a quem produz, porém numca teve chance de publicar uma H.Q propria.
É manter a revista O.Q de Quadrinhos atendendo esse público, sua demanda e necessidade.
Para isso aqui estamos: O.Q de Quadrinhos.

Um comentário:

  1. Parabéns à equipe do OQ de Quadrinhos pelo importante trabalho e de qualidade que realizou nestes 5 anos, sou cúmplice da dedicação e talento dos personagens dessa história. Sucesso, muita arte e projetos pela frente.
    Thais R. Araújo

    ResponderExcluir