“Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade, há também uma alta capacidade de entendimento desta produção pelo público...”
Ana Mae BarbosaIniciando esse pequeno artigo sobre a importância da Arte, não apenas na escola, mas para a sociedade em si, faço menção a Ana Mae Barbosa que exprime bem meu entendimento da importância da Arte, ou melhor,
das Artes em geral, para o bem da sociedade.
Mas, o que é Arte?
A pergunta em si e capaz de gerar calorosas discussões, e longas teses e livros. Porém, o objetivo aqui não é complicar, mas descomplicar os termos.
Partiremos então de uma evidência apenas, a histórica. Estudando a história da humanidade, percebemos que a Arte, (bem como a relegião) sempre andaram juntos e de mãos dadas com a humanidade.
A humanidade, esse grande, pequeno grupo de seres que que vive sobre a face da Terra, e que surgiu de uma ramificação do macaco, assim se contituiu como grupo dominante sobre a face da Terra, devido a um fator: A Vida em sociedade.
A vida em sociedade, no entanto requer um complexo jogo de socialização, onde a comunicação com o outro se faz de fundamental importância. Para tal, o homem criou simbolos (Visuais e linguisticos- como as placas de transito, os sinais de perigo e as proprias palavras com as quais nesse momento voçe leitor decodifica esse texto, que alias- não deixa de ser meras imagens- Sim, letras são imagens).
A Arte então, esteve é sempre estara junto com o homem, pois em si, fazer Arte é materializar uma necessidade de comunicação, que se torna real através da música, do canto, da dança, das pinturas, da escultura, do desenho e das diferentes e variadas formas que a Arte adquire.
A arte existem em todas as sociedades, seja ela considerada "primitiva" ou "moderna". E o artista- principal personagem dessa história-, é um ser que se encontra antenado com todos os acontecimentos da sociedade em que vive, sendo sua produção artistica, um reflexo da sociedade em que vive, refletindo costumes, valores, modos de se vestir, tipos de comemorações, etc.
Embora uma infinidade de artistas existam em todos os tempos e épocas, apenas alguns sobrevivem ao tempo. Agora pergunto: Por que? Se alguem tiver idéia, me responda, ou entao, ate a próxima postagem.
Ass: Jimmy Rus