sábado, 29 de setembro de 2007

Programa anual de exposições 2008 - Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Secretaria de Cultura Centro Cultural São Paulo convidam para o Programa anual de exposições. As inscrições para o Programa anual de exposições 2008 estarão abertas até 9 de novembro de 2007, de segunda a sexta, das 14h às 17h, na Curadoria de Artes Plásticas. O edital e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site http://www.centrocultural.sp.gov.br/
Centro Cultural São PauloRua Vergueiro, 1000 - CEP 01504-000tel.: 3383-3402 - Paraíso - São Paulo - SP

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Curso de Linguagem e Produção de Histórias em Quadrinhos/Cartum

O Nucleo O.Q de Quadrinho ( Gustavo Cunha de Araújo - Gustavo Doryus-, Evânio Bezerra da Costa-Jimmy Rus-, Mauricio Alves da Costa) estara realizando dentro da programação da 4ª Semana Academica da UFU, o Curso de Linguagem e Produção de Histórias em Quadrinhos/Cartum.
Data: 01, 02 e 03 de Outubro de 2007.
Local: Sala 3D 108 (Bloco do Direito)- Campus Santa Monica.
Carga horaria: 10h
Horario: 19h.

Material necessario para participar do Curso:
Lápis
Borracha
Caneta Bic preta.
Você.

Sera formecido certificado de participação.
mais informações: http://www.semanaacademica.ufu.br/

Venha participar!

domingo, 23 de setembro de 2007

A Conexão entre Arte e H.Q

Dentro da produção e estudo da linguagem das Histórias em Quadrinho, encontramos diferentes relações com áreas afins (como a literatura, a História, o Português). Porém, o termo H.Q está dentro de um contexto maior, chamado Arte Seqüencial.
O Termo Arte Seqüencial foi criado norte-americano Will Aisner. Este foi além de desenhista, um profundo estudioso das Histórias em Quadrinho. Aisner encarava as Historias em Quadrinho como um processo criativo, onde imagem e palavras vão se fundir para formar uma seqüência narrativa.
Além das Histórias em quadrinhos, se encaixa dentro da Arte Seqüencial, compartilhando o mesmo processo criativo as Charges, o Cartum, a caricatura e o desenho animado.
Voltando então nosso foco para a História da Arte, algo que Aisner não fez, pois seus objetivos eram outros, vamos analisar a História da Humanidade e ver onde esse processo começou a ocorrer.
Pois bem, para tal, teremos de voltar nos primórdios da Humanidade, onde o homem ainda vivia em cavernas e realizava pinturas de animais e cenas de caça nas paredes. Essas possuem para estes homens um significado místico, uma vez que acreditavam que essas imagens carregavam a essência (alma) dos animais que seriam caçados. Só lembrando, nesse período, o meio de subsistência do homem se realizava através da caça e da coleta de frutos.
Ainda nesse período, o processo de contar histórias através de imagens e palavras não existia. Essa só ira existir realmente na Arte Egípcia do tempo dos Faraós. Ali, quando imagens retratando cenas do dia-a-dia são colocadas ao lado de hieróglifos, ocorre o que chamamos o processo de contar histórias através de imagens e palavras.
Estas ainda não serão consideradas Histórias em Quadrinho, porém, dão o primeiro passo para que isso ocorra.
Outro fato histórico quer ira contribuir para o surgimento das H.Qs, será a invenção da imprensa com tipos moveis, por Gutemberg, já no século XV da nossa era. Quando Gutemberg inventa a imprensa com tipos moveis, ele permite que livros sejam produzidos com maior rapidez, pois até então tudo era realizado na base da copia manual, ou seja, a mão.
Porém, a História em Quadrinho como a conhecemos ira surgir definitivamente no século XIX, sendo o processo consolidado, em 1895 com o surgimento do Balão dentro das Histórias do personagem Yellow Kid. Este, no entanto não foi o primeiro personagem em quadrinho, visto que artistas como Ângelo Agostinho (Brasil), já realizava em 1860, historias similares as H.Qs. Havia nesse processo uma pequena diferença apenas, pois como não existia balão, as falas bem como as ações dos personagens eram explicadas em legendas colocadas abaixo ou acima da cena retratada.
Assim, ao entrarmos no século XX a H.Q já encontrava-se consolidada como um processo criativo, onde imagens e palavras vão se fundir, de forma inseparável, e formar Histórias. A década de 30 e a década de ouro do quadrinho, onde grande personagens conhecidos e admirados até a atualidade surgiram: Foi por exemplo na década de 3 que o Superman surgiu.
Para finalizar fica um alerta, nem sempre, para que exista uma H.Q, faz-se necessário a utilização de palavras. Histórias curtas, que se encaixam dentro do termo Arte Seqüencial, como os cartuns e as Charges, podem utilizar-se do processo de criação de Histórias apenas com imagens. O que vale, então, nesse mundo da Arte, e onde a criatividade do artista pode levá-lo. Por: Jimmy Rus
(Qualquer parte desse texto podera ser utilizada por terceiros, desde que seu autor, bem como a fonte sejam citados.)

sábado, 22 de setembro de 2007

H.Q - A Arte de Contar Histórias


A Arte de Contar Histórias por meio de imagens é um processo antigo, que acompanha o homem desde os primordios dos tempos.

Pensando a Humanidade como um todo, sabemos que a necessidade de comunicação sempre esteve presente com o homem. Seja consigo mesmo, seja com seus semelhantes ou com entidades supriores... O homem sempre esteve em busca do desconhecido e sempre procurou se comunicar com outros seres "inteligentes".

Para confirmar tal fato, temos de fazer uma volta ao tempo, chegando as sociedades ditas primitivas. Veja bem, pegue no Período Paleolitico, as imagens deixadas por nossos ancenstrais nas paredes das cavernas. E fato, que estas imagens eram registros de animais presentes naquele contexto, mas também, especula-se que tratava-se de uma forma de comunicação entre os homens e as entidades desconhecidas, para garantir a boa caça.

Ainda nesse periodo, o fato de pintar imagens ja começou a contituir uma forma de prever uma história. Porém, e no Egito, nas piramides dos faraos, que o processo criativo, que une imagem e palavras, ira ocorrer pela primeira vez. Ao colocar imagens do farao ao lado de hierogrifos nas paredes das piramides, os egipcios, vao utilizar, o que no século XIX, ira se consolidar como sendo a Arte de contar Historias por meio de imagens e palavras, ou seja as Histórias em Quadrinho.

Por Jimmy Rus

(Qualquer parte desse texto podera ser copiada e reproduzida, desde que seu autor e a fonte do texto sejam citados)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Você não sabe desenhar? Venha aprender!


Aulas particulares de desenho.
Professores habilitados pela Universidade Federal de Uberlândia.
Aulas visando a prova de Habilidade Específica e o aprendizado de técnicas de aprimoramento de desenho.
Figura Humana.
Perspectiva.
Natureza-morta.
Paisagem.
Técnicas de desenho e pintura.
Contato: (34) 9169-5967.
Preços e horários a combinar.

domingo, 9 de setembro de 2007

BIENAL DE ARTE DO TRIÂNGULO

Atenção Galera,
Artistas de Uberlândia e região,
esta rolando de 20 de agosto a 15 de setembro de 2007,
as INSCRIÇÕES para a BIENAL DE ARTE DO TRIÂNGULO

Informações: (34)8817-8595
email: bienaldotriangulo@oi.com.br
Inscrições:
SESC/MG- Uberlândia
R. Benjamim Constant, 844, B. Aparecida.
Uberlândia/M.G
Cep: 38400-678

Desenho
Escultura
Fotografia
Gravura
Instalação
Midia contemporanea
Performace
Pintura

Inscrições enceradas!