sábado, 22 de setembro de 2007

H.Q - A Arte de Contar Histórias


A Arte de Contar Histórias por meio de imagens é um processo antigo, que acompanha o homem desde os primordios dos tempos.

Pensando a Humanidade como um todo, sabemos que a necessidade de comunicação sempre esteve presente com o homem. Seja consigo mesmo, seja com seus semelhantes ou com entidades supriores... O homem sempre esteve em busca do desconhecido e sempre procurou se comunicar com outros seres "inteligentes".

Para confirmar tal fato, temos de fazer uma volta ao tempo, chegando as sociedades ditas primitivas. Veja bem, pegue no Período Paleolitico, as imagens deixadas por nossos ancenstrais nas paredes das cavernas. E fato, que estas imagens eram registros de animais presentes naquele contexto, mas também, especula-se que tratava-se de uma forma de comunicação entre os homens e as entidades desconhecidas, para garantir a boa caça.

Ainda nesse periodo, o fato de pintar imagens ja começou a contituir uma forma de prever uma história. Porém, e no Egito, nas piramides dos faraos, que o processo criativo, que une imagem e palavras, ira ocorrer pela primeira vez. Ao colocar imagens do farao ao lado de hierogrifos nas paredes das piramides, os egipcios, vao utilizar, o que no século XIX, ira se consolidar como sendo a Arte de contar Historias por meio de imagens e palavras, ou seja as Histórias em Quadrinho.

Por Jimmy Rus

(Qualquer parte desse texto podera ser copiada e reproduzida, desde que seu autor e a fonte do texto sejam citados)

Nenhum comentário:

Postar um comentário