sábado, 13 de março de 2010

Morre Glauco: Quadrinoticiando


Ainda estou meio pasmo com a notícia. Sem bloggar aà alguns dias, ja estava me preparando para enviar alguma noticia. So não espera ser essa. Assim como todos, fui pego de surpresa na tarde de sexta-feira, quando estava arte finalizando uma H.Q. Uma coisa inesplicavel, um ato lamentaval.
" Na madrugada de sexta feira,(12 de março de 2010) o cartunista Glauco Villas Boas, de 53 anos, e o filho dele, Raoni, 25, morreram, após serem baleados em um assalto na casa deles em Osasco, Grande São Paulo."
Glauco,que era adepto do Santo Daime, e foi padrinho fundador da igreja animista Céu de Maria, que ficava em sua casa em Osasco, era aveso a violencia e conhecido por seus personagens Geraldão, Casal Neuras, Doy Jorge, Dona Marta e Zé do Apocalipse, os quais publicava no jornal "Folha de S.Paulo".

Nascido em 1957, em Jandaia do Sul, no Paraná, Glauco Villas-Boas publicou sua primeira tira em 1976 no Diário da Manhã, de Ribeirão Preto. A carreira decolou após ser premiado no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, também em 1976, e na 2ª Bienal de Humorismo y Gráfica de Cuba.
Fez parte do elenco de redatores da TV Pirata e de alguns quadros do programa infantil TV Colosso, ambos da Rede Globo, para a qual também desenvolveu vinhetas.

Editou a revista "Geraldão" pela Circo Editorial entre 1987 e 1989 e, nesse período, foi colaborador das revistas Chiclete com Banana e Circo.

Morte

Glauco foi assassinado em Osasco na madrugada de 12 de março de 2010. Seu advogado divulgou à imprensa que o crime ocorrera durante uma tentativa de assalto seguido de sequestro: Glauco teria negociado com os bandidos, que o levariam e deixaram sua mulher e os dois filhos. Enquanto saíam de casa, um outro filho de Glauco (Raoni, de 25 anos) chegou ao local e tentou dissuadir os assaltantes, que atiraram e mataram pai e filho.

Mais tarde esta versão foi desmentida. Na versão da família de Glauco, o universitário Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, suspeito do crime, teria tentado convencê-lo a sair de sua casa para dizer à mãe do jovem que ele era Jesus Cristo. Segundo o delegado da Delegacia Seccional de Osasco, Carlos Eduardo tem passagem pela polícia por porte de drogas e não tinha porte de arma.

"O jovem chegou, procurou pela família, discutiu com Glauco, sacou a arma e começou a atirar. Nesse momento, o filho do cartunista chegou. Ele continuou atirando e se evadiu", disse o delegado, que classificou o jovem como "problemático". O filho teria reagido para proteger o pai.

Glauco e Raoni foram enterrados no cemitério Gethsêmani Anhanguera, zona norte de São Paulo neste sabado.

A Arte Sequencial fica essa perda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário