Quem esteve presente no dia 25 de agosto de 2025 no Graça do Ache levou para casa esse lindo livro e pôde conhecer de perto alguns dos retratados nas Afrofotobiografias.
O livro faz parte de um projeto de extensão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criado e coordenado por Rodrigo Vasconcelos Machado. No curso, com esse mesmo título, os participantes — professores, estudantes, técnicos e a comunidade externa — foram estimulados a criar diários híbridos que combinam narrativa textual e fotografia para narrar trajetórias afrodescendentes.
Um dos retratados (foto e texto) no livro é nosso editor e produtor Jimmy Rus (Evânio Bezerra da Costa), fotografado por Thalita Marques. No livro e destacada a atuação de Jimmy como editor e produtor cultural, sendo o responsável pela Revista O.Q de Quadrinhos. Além de Jimmy, outros artistas e personalidades afro da cidade de Uberlândia são fotoretratados como André Ribeiro, Richard, Mestre Iara, Antônia Aparecida Rosa entre outras (não vamos contar todos para não estragar a surpresa).
Segundo o prefácio do livro de autoria de Machado (2025, p. 7-8):
“O objetivo dessa proposta foi o de trabalhar com a representação afro imagética a partir de histórias que ficam fora do circuito oficial, ...os arquivos elaborados nesta proposta de extensão universitária buscam sugerir novas possibilidades de representação dos afrodescendentes e tornar públicas as suas histórias e imagens”.

O livro apresenta trajetórias de afrodescendentes de diferentes áreas, reunindo fotografias e textos que permitem ao leitor conhecer essas personalidades de forma próxima e sensível, destacando a relevância de suas contribuições culturais, acadêmicas e sociais para a cidade de Uberlândia.
Fica a dica para quem quiser conhecer um pouco mais sobre personalidades negras e atuantes na cidade de Uberlândia.
Livro: Afrofotobiografias em Questão: A Visibilidade dos Invisíveis
Organizador: MACHADO, Rodrigo Vasconcelos
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Ano: 2025