quarta-feira, 31 de dezembro de 2025
Feliz 2026
domingo, 28 de dezembro de 2025
Notas sobre 2025
Para Jimmy Rus, o ano de 2025 foi marcado por decisões que reafirmam um compromisso com a continuidade, a circulação pública e o risco inerente ao trabalho regular. Um dos principais marcos do ano — e eixo central deste balanço — foi o retorno, em 07 de novembro de 2025, às páginas do Diário de Uberlândia, após uma ausência iniciada em 2019. O retorno se deu por meio do personagem Call Boy, que passou a se intercalar com a tira Los Intelectuais, reativando sua presença no jornal.
Outro acontecimento relevante de 2025 foi a ocupação da cadeira nº 27 da Academia de Letras de Uberlândia, cujo patrono é Ziraldo. A entrada na instituição marca um reconhecimento simbólico e institucional de uma trajetória construída majoritariamente fora dos circuitos acadêmicos tradicionais, mas sempre vinculada à circulação pública da linguagem gráfica, ao humor crítico e ao diálogo direto com o leitor.
Embora distintos em natureza, esses dois movimentos — o retorno à imprensa diária e a entrada em uma instituição literária — compartilham o mesmo fundamento: a defesa da continuidade como valor artístico. Em ambos os casos, o que está em jogo não é o evento isolado, mas a sustentação de uma prática regular, pública e acumulativa, que se constrói no tempo e em contato direto com o leitor.
Publicar em jornal exige algo que muitos artistas não conseguem sustentar ao longo do tempo:
*regularidade;
*clareza de linguagem;
*capacidade de dialogar com um leitor não especializado;
*e, sobretudo, disposição para lidar com o desgaste cotidiano.
Grande parte das práticas artísticas contemporâneas privilegia o evento em detrimento do processo, o lançamento em vez do acompanhamento, o anúncio no lugar do acúmulo. O jornal opera na lógica oposta: exige continuidade.
Trata-se de uma lógica à qual Jimmy Rus já está habituado, ao sustentar há 16 anos a produção e edição da Revista O.Q de Quadrinhos, além de sua atuação contínua na formação de público para as HQs, seja por meio dos cursos O.Q de Quadrinhos, seja pelas diversas oficinas de curta e longa duração que ministra.
Nos meses que se seguiram ao retorno ao jornal, a tira Los Intelectuais manteve um diálogo direto com o tempo presente, acionando acontecimentos locais, nacionais e internacionais como matéria-prima. Esse trabalho resultou na publicação de tiras que abordaram temas locais, como Córrego São Pedro, que reativa a memória urbana ao resgatar o nome de um curso d’água hoje canalizado sob a Avenida Rondon Pacheco. Em escala mais ampla, episódios como o caso do Banco Master ou o massacre ocorrido no Rio de Janeiro em outubro foram tratados por meio do humor crítico, estabelecendo paralelos históricos e simbólicos que tensionam padrões recorrentes do comportamento social.
Para o retorno ao Diário de Uberlândia, foi escolhida uma tira de Call Boy. O personagem já vinha passando por um processo de reativação conduzido no Instagram e no blog do artista, reforçando a articulação entre plataformas digitais e mídia impressa. As tiras de Call Boy passaram, assim, a se intercalar com Los Intelectuais, ampliando o repertório e o alcance do trabalho no jornal e estará presente em 2026 nas publicações.
Mas para encerrar o ano foi escolhido a tira Carta para Papai Noel, veiculada em 25 de dezembro no Diário de Uberlândia, na qual o planeta Terra substitui as crianças e simbolicamente escreve uma carta ao Papai Noel formulando um pedido simples e contundente: paz. Um encerramento que sintetiza o tom que Jimmy deu em suas produções no decorrer ano — crítico, atento ao presente e comprometido com a circulação pública da linguagem gráfica como forma de leitura e intervenção no mundo.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2025
Carta a Papai Noel: quando o planeta resolve escrever
Carta a Papai Noel: quando o planeta resolve escrever
Nem sempre uma carta de Natal vem de uma criança. Às vezes, quem resolve escrever é o próprio planeta.
A tira “Carta a Papai Noel”, publicada no dia 25 de dezembro de 2025 no Diário de Uberlândia — e agora aqui no blog — surgiu a partir de uma pergunta simples: o que está em falta no mundo hoje?
Em vez de brinquedos ou promessas, o planeta faz um pedido direto, simples e urgente. Algo que deveria ser óbvio, mas que segue faltando: paz. Não apenas no Natal, mas ao longo de todos os outros 365 dias do ano.
“Carta a Papai Noel” não tenta oferecer respostas nem soluções fáceis. Ela apenas lembra que, enquanto a gente insiste em tratar a paz como um desejo sazonal e efêmero, ela continua sendo uma urgência cotidiana.
Trazer essa imagem para o blog e para as redes depois do Natal não é um atraso — é quase parte da mensagem. O Natal passa, as luzes se apagam, a rotina volta… e o mundo continua exatamente como estava. Conflitos, crises, fome, injustiças, desigualdades, intolerância. O pedido do planeta segue válido.
Se essa ideia fizer sentido para você, compartilhe. Às vezes, espalhar uma imagem também é uma forma de continuar a conversa — e de lembrar que alguns pedidos não deveriam ficar restritos ao Natal.
Pré-venda no Catarse- Apoie a revista O.Q de Quadrinhos
Se a O.Q já fez parte da sua trajetória,
se você acredita na importância de manter esse projeto vivo,
este é o momento de agir.
A edição nº12 já está com a pré-venda no Catarse -mas, neste
momento, a campanha ainda está com apenas 2% da meta alcançada.
Cada apoio conta.
Cada contribuição faz diferença agora.
A revista O.Q de Quadrinhos já conquistou marcos
históricos, mas ainda depende de nosso apoio para seguir em frente.
São 16 anos de existência.16 anos publicando HQ
autoral, fortalecendo a cena independente, criando oportunidades a artistas
iniciantes e resistindo fora do circuito comercial.
👉 Apoie a Revista O.Q
de Quadrinhos nº12 no Catarse
👉
Compartilhe com quem já caminhou com a Revista O.Q de Quadrinhos.
👉
Ajude a transformar esses 2% em continuidade.
Link do Catarse:
https://www.catarse.me/revista_o_q_de_quadrinhos_n_12_859c?ref=project_link
Revista O.Q de Quadrinhos: Incentivando sonhos e produzindo
HQs.
Observação: O apoio também pode ser realizado via pix (chave
em nome de Evânio B. Costa)
34998951879
terça-feira, 23 de dezembro de 2025
O Natal do Farol (conto)
Publicado pela Valleti Book e lançado em 22 de dezembro de 2025 na antologia Conto por Conto – Histórias de Natal | Vol. 03, O Natal do Farol apresenta uma narrativa ambientada em um farol isolado, em plena noite de Natal. É nesse cenário que o conto apresenta dois faroleiros — Jonas e Cauê — que atravessam mais um turno de vigília.
Distante das celebrações tradicionais e dos símbolos mais comuns da data, o conto constrói seu sentido a partir da simplicidade. Isolados de tudo, inclusive de seus familiares, os personagens resgatam princípios inerentes ao Natal por meio do desapego e da sinceridade.
O Natal do Farol integra a antologia Conto por Conto – Histórias de Natal | Vol. 03, publicação da Valleti Book com 320 páginas, que reúne autores e narrativas dedicadas a explorar diferentes olhares sobre o Natal.
O autor afirma que foi um desafio trabalhar o tema em um conto no qual o cotidiano e a atmosfera constroem sentidos duradouros.
quinta-feira, 18 de dezembro de 2025
Enchentes do Córrego São Pedro e Av. Rondon Pacheco
Córrego São Pedro (Tira de humor)
Publicada em 18/12/2025
Dezembro. Dia oscilando entre nublado e chuvas. A avenida. Um alerta que pode surgir a qualquer momento:
"Evite a Av. Rondon Pacheco."
O que muitos não sabem é que, sob a avenida, canalizado corre o Córrego São Pedro, que antes acolhia as águas que descem dos bairros Aparecida, Brasil, Tibery, Santa Mônica…
O asfalto e a modernização cobram seu preço e o córrego também.
A tira de Los Intelectuais foi publicada hoje (18/12/2025) no jornal Diário de Uberlândia, e se você nosso leitor de outra cidade (ou daqui mesmo), vive o mesmo drama, nos conte quem e a “Rondon Pacheco” de sua cidade.
sábado, 13 de dezembro de 2025
Call Boy - Problemas com seu cavalo?
Problemas com seu cavalo?
Publicado em 14.12.1025
A saga continua. Após uma pequena divergência com seu cavalo, Call agora precisa se preparar para a viagem. Feijão, Uisque, querosene, ... nada disse. Nosso caubói precisa de ...leite.
Para quem está seguindo a série curte aí e diga: Estou seguindo!
#jimmyrus
#tirasdehumor
#hqs
A tira foi publicada neste sábado no Diário de Uberlândia.
Aguardem que em breve tem mais
domingo, 7 de dezembro de 2025
Avestruz Master
A tira foi publicada no dia 04/12/2025 no jornal Diário de Uberlândia (paralelamente no Instagram do jornal e no @losintelectuais e chegou a importante marca de 5K).
Nela relembramos um caso antigo, mas que não possui nenhuma relação os atuais acontecimentos ligados ao banco Master. Trata-se do Avestruz Master, um esquema de pirâmide financeira que prometia altos retornos (até 10% ao mês) na criação e recompra de avestruzes. O esquema deixou centenas de investidores com prejuízos, e ficou gravado no imaginário popular.
Curtiu a publicação?
Compartilha.
Comente.
sábado, 6 de dezembro de 2025
Vamos juntos viabilizar a Revista O.Q de Quadrinhos nº 12 _ Campanha no Catarse!
A campanha de arrecadação para viabilizar a Revista O.Q de Quadrinhos nº 12 (que
conta com uma belíssima capa provisória assinada pelo ilustrador Daniel
Silva) já está no ar desde o dia 04/12/2025!
📅 A previsão de
lançamento da edição nº 12 é para o início do 2º semestre de 2026.
Cada apoio fortalece artistas independentes, incentiva novos
talentos, mantém viva a produção de quadrinhos nacionais e torna concreto o
nosso lema de incentivar sonhos e produzir HQs.
👉 Junte-se a nós e ajude a transformar sonhos em páginas! Acesse o link e deixe seu apoio .💥📚
https://www.catarse.me/revista_o_q_de_quadrinhos_n_12_859c?ref=project_link
Vamos juntos em mais essa aventura!












