domingo, 23 de dezembro de 2007

Árvore de Natal: uma tradição milenar de povos pagãos

A tradição de celebrar o Natal ao redor de uma árvore carregada de enfeites e luzes multicoloridas é um costume de vários séculos entre os povos cristãos, mas sua origem não é cristã: surgiu entre povos pagãos escandinavos e germânicos que se converteram na Idade Média.
E o hábito de usar uma árvore de folhas duradouras como símbolo de vida eterna é muito anterior a estes povos, que o adotaram após a chegada na Europa de antiqüíssimos costumes orientais.
De qualquer forma, foram primeiro os germânicos e depois os escandinavos que criaram a tradição de celebrar o Ano Novo colocando uma árvore na porta de casa ou dentro dela, com a finalidade de afastar os demônios durante todo o ano.
A árvore de Natal tal como a conhecemos hoje é bastante posterior a estes antecedentes. Provém de uma tradição medieval da Alemanha cristã, que consistia em colocar dentro de casa, no dia 24 de dezembro, uma árvore na qual se penduravam maçãs para remeter à árvore do paraíso, da qual Eva tirou o fruto proibido para oferecê-lo a Adão.
Este hábito de recordar o pecado original no Natal foi evoluindo ao longo das gerações até que, em determinado momento, surgiu o costume de pendurar nos galhos da árvore ao invés de frutas, biscoitos ou doces em formas diversas, representando a hóstia, símbolo cristão de redenção, e freqüentemente na noite de Natal eram penduradas velas acesas.
Até o século XVI, este antigo costume se fundiu com outra tradição secular dos camponeses alemães: o de manter em casa, durante os dias de Natal, uma pirâmide de madeira com estantes onde eram colocadas folhas duradouras, velas e, no topo, uma estrela.
No século XVIII, entre os luteranos alemães a árvore adotou a forma e os enfeites da pirâmide, mas foi só no século XIX que a árvore de Natal passou a ser considerada uma tradição já antiga e arraigada.
No entanto, quando isto ocorreu, o antigo costume já havia chegado aos Estados Unidos, levado por colonos alemães, antes mesmo de se espalhar pelo resto da Europa, numa época de grandes migrações estimuladas pela vigorosa expansão do capitalismo americano.
Finalmente, no início do século XX, missionários cristãos europeus levaram a tradição da árvore de Natal para a China, pondo fim a uma viagem milenar.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Hohoho



E com imensa satisfação que desejamos a todos um Feliz Natal e um ano novo repleto de realizações.
Muita saúde, sucesso e paz de espirito a todos.
Que em 2008 tudo de bom lhes sejam bem vindo e tudo de ruim permaneça longe.
Felicidades.
Em 2008 voltaremos com muitas novidades. Aguardem.
Hohohoho!

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Pense verde, vale a pena.

Pessoas mudariam estilo de vida para frear mudança climática, diz pesquisa
Seg, 05 Nov, 11h57
Londres, 5 nov (EFE).- A maioria das pessoas estaria disposta a fazer sacrifícios pessoais para solucionar os problemas gerados pela mudança climática, segundo uma pesquisa realizada pela rede britânica "BBC" com cidadãos de 21 países.
Quatro em cada cinco indivíduos ouvidos pela pesquisa feita pela empresa GlobeScan com 22 mil pessoas afirmaram estar dispostos a alterar o seu estilo de vida caso isso ajude a diminuir o aquecimento global.
Essa atitude foi percebida inclusive entre os moradores de Estados Unidos e China, os dois maiores emissores de dióxido de carbono do mundo.
Os consultados mostraram apoio à introdução de taxas sobre o consumo de energia causadora da mudança climática, se o dinheiro for utilizado para promover novas fontes energéticas ou impulsionar sua eficiência.
Segundo o especialista em meio ambiente da "BBC", Matt McGrath, na maioria dos países sondados as pessoas estão mais dispostas que os seus Governos a considerar a introdução de mudanças em seus estilos de vida para combater o aquecimento do planeta.
Para 83% dos entrevistados, é necessário alterar os hábitos de vida para reduzir a quantidade de gases poluentes produzidos, e a maioria acredita que para reduzir o problema será preciso algum sacrifício pessoal.
Quanto à proposta de aumentar os preços dos combustíveis fósseis, apenas 50% dos participantes se mostraram a favor, contra 44% que se opõem.
Os dados foram recolhidos entre 29 de maio e 26 de julho de 2007 no Brasil, Reino Unido, Austrália, Canadá, Chile, China, Egito, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, México, Nigéria, Filipinas, Rússia, Coréia do Sul, Espanha, Turquia e EUA.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Curso de Cartum/H.Q do Núcleo O.Q de Quadrinhos no Festival de Arte 2007 da UFU


Rapaziada, se liga nos dias e horários do Curso de Cartum/H.Q do Núcleo O.Q de Quadrinhos durante o Festival de Arte 2007 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU):
Ministrantes: Evânio Bezerra Costa (Jimmy Rus), Gustavo Cunha Araújo, Maurício Alves Costa
Evânio é bacharel e licenciado pelo DEART/ UFU e prof. PMU e Rede estadual de Uberlândia/M.G e Particular. Gustavo é graduando DEART/UFU e bolsista PIBIC, Maurício é graduando DEART/UFU. Todos os tres são produtores, roteiristas e criadores de H.Q. Cada um ao seu estilo: Mangá, Americana ou Europeia.
Objetivos do Curso:
* Identificar as características do gênero HQ;
* Relacionar as Histórias em Quadrinhos entre os estilos ocidental e oriental;
* Trabalhar os elementos de composição do Quadrinho.
Público Alvo: alunos do Ensino Fundamental e Médio e demais interessados
Vagas: 25
Período: 21/22 de Novembro das 08:30/11:30 e das 13:30/17:30
Local: DEART bloco I sala 01
Venha garantir sua vaga.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Halloween? E a Cultura brasileira, onde fica nisso?


Um grito de protesto pela cultura brasileira.
Sei que o dia das Bruxas esta ai, mas vale aquele esforço. Por que a perguna sempre ira pairar no ar: Sera que apenas o que é estrangeiro deve ser valorizado? E as nossas riquezas culturais, onde vão para nesse processo?
Então fica o recado: Não deixe de comemorar. Comemore, mas também aproveite a data e faça uma reflexão a respeito do assunto

Bienal do triangulo Mineiro

Visitação: 26 de outubro a 23 de dezembro de 2007
Av. Floriano Peixoto, 1548Aparecida - Uberlândia/MG
Aberto de Terça a Domingo das 10h00 às 21h00
Entrada Franca(gratuita)
Prestigie!
Inclua Arte a sua programação.

sábado, 20 de outubro de 2007

Professor é demitido por exibir filme dos Simpsons

Autoridades escolares da cidade de New Haven, no Estado americano de Connecticut, demitiram um professor substituto que exibiu o filme dos Simpsons para estudantes com idade entre 9 e 10 anos. A justificativa é que o conteúdo da obra não é apropriado para crianças, informou o site de notícias The Boston Channel.
» Assista ao trailer do filme
O professor Aquil Abdul-Salaam teria sido alertado para não exibir o filme, mas admitiu tê-lo feito entre os meses de setembro e outubro deste ano. A escola em que ele trabalhava ensina alunos do jardim de infância e da elementary school, o ensino fundamental nos EUA.
O filme foi considerado inapropriado para crianças abaixo de 13 anos por conter "profanação leve", nudez e humor adulto, inclusive uma cena em que dois policiais se beijam e outra na qual Bart Simpson anda de skate nu pelas ruas da cidade.
Redação Terra
www.terra.com.br

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Legionarios




O ano é 2006. O dia 11 de outubro. Neste dia ha exatos 10 anos atras o cantor e compositor Renato Russo deixava seus companheiros de música, família, amigos e fãs devido à AIDS, que deu fim à sua vida no dia 11 de outubro em seu apartamento no Rio de Janeiro. Desde então, Renato Russo passou a ser referência para seus fãs, que viam na letra de sua música um resumo de suas próprias vidas.
Otimismo e esperança no futuro foi uma de suas principais mensagens.
Então aos Legionarios de plantão:
Força sempre,
pois "quem acredita sempre alcança..."

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Conan


Conan da Cimeria.
"Saiba, ó Príncipe, que entre os anos quando os oceanos tragaram Atlântida e as reluzentes cidades, e os anos quando se levantaram os Filhos de Aryas, houve uma era inimaginável, repleta de reinos esplendorosos que se espalharam pelo mundo como miríades de estrelas sob o firmamento.
Nemédia; Ophir; Brithúnia; Hiperbórea; Zamora, com suas lindas mulheres de negras cabeleiras e torres de mistérios e aranhas; Zíngara, com sua cavalaria; Koth, que fazia fronteira com as terras pastoris de Shem; Stygia, com suas tumbas protegidas pelas sombras; Hirkânia, cujos cavaleiros ostentavam aço, seda e ouro.
Não obstante, o mais orgulhoso de todos era Aquilônia, que dominava supremo no delirante oeste. Para lá se dirigiu Conan, o cimério, de cabelos negros, olhos ferozes, espada na mão, um ladrão, um saqueador, um matador, com gigantescas crises de melancolia e não menores fases de alegria, que humilhou sob seus pés os frágeis tronos da terra(...)"Crônicas da Nemédia

sábado, 29 de setembro de 2007

Programa anual de exposições 2008 - Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Secretaria de Cultura Centro Cultural São Paulo convidam para o Programa anual de exposições. As inscrições para o Programa anual de exposições 2008 estarão abertas até 9 de novembro de 2007, de segunda a sexta, das 14h às 17h, na Curadoria de Artes Plásticas. O edital e a ficha de inscrição podem ser obtidos pelo site http://www.centrocultural.sp.gov.br/
Centro Cultural São PauloRua Vergueiro, 1000 - CEP 01504-000tel.: 3383-3402 - Paraíso - São Paulo - SP

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Curso de Linguagem e Produção de Histórias em Quadrinhos/Cartum

O Nucleo O.Q de Quadrinho ( Gustavo Cunha de Araújo - Gustavo Doryus-, Evânio Bezerra da Costa-Jimmy Rus-, Mauricio Alves da Costa) estara realizando dentro da programação da 4ª Semana Academica da UFU, o Curso de Linguagem e Produção de Histórias em Quadrinhos/Cartum.
Data: 01, 02 e 03 de Outubro de 2007.
Local: Sala 3D 108 (Bloco do Direito)- Campus Santa Monica.
Carga horaria: 10h
Horario: 19h.

Material necessario para participar do Curso:
Lápis
Borracha
Caneta Bic preta.
Você.

Sera formecido certificado de participação.
mais informações: http://www.semanaacademica.ufu.br/

Venha participar!

domingo, 23 de setembro de 2007

A Conexão entre Arte e H.Q

Dentro da produção e estudo da linguagem das Histórias em Quadrinho, encontramos diferentes relações com áreas afins (como a literatura, a História, o Português). Porém, o termo H.Q está dentro de um contexto maior, chamado Arte Seqüencial.
O Termo Arte Seqüencial foi criado norte-americano Will Aisner. Este foi além de desenhista, um profundo estudioso das Histórias em Quadrinho. Aisner encarava as Historias em Quadrinho como um processo criativo, onde imagem e palavras vão se fundir para formar uma seqüência narrativa.
Além das Histórias em quadrinhos, se encaixa dentro da Arte Seqüencial, compartilhando o mesmo processo criativo as Charges, o Cartum, a caricatura e o desenho animado.
Voltando então nosso foco para a História da Arte, algo que Aisner não fez, pois seus objetivos eram outros, vamos analisar a História da Humanidade e ver onde esse processo começou a ocorrer.
Pois bem, para tal, teremos de voltar nos primórdios da Humanidade, onde o homem ainda vivia em cavernas e realizava pinturas de animais e cenas de caça nas paredes. Essas possuem para estes homens um significado místico, uma vez que acreditavam que essas imagens carregavam a essência (alma) dos animais que seriam caçados. Só lembrando, nesse período, o meio de subsistência do homem se realizava através da caça e da coleta de frutos.
Ainda nesse período, o processo de contar histórias através de imagens e palavras não existia. Essa só ira existir realmente na Arte Egípcia do tempo dos Faraós. Ali, quando imagens retratando cenas do dia-a-dia são colocadas ao lado de hieróglifos, ocorre o que chamamos o processo de contar histórias através de imagens e palavras.
Estas ainda não serão consideradas Histórias em Quadrinho, porém, dão o primeiro passo para que isso ocorra.
Outro fato histórico quer ira contribuir para o surgimento das H.Qs, será a invenção da imprensa com tipos moveis, por Gutemberg, já no século XV da nossa era. Quando Gutemberg inventa a imprensa com tipos moveis, ele permite que livros sejam produzidos com maior rapidez, pois até então tudo era realizado na base da copia manual, ou seja, a mão.
Porém, a História em Quadrinho como a conhecemos ira surgir definitivamente no século XIX, sendo o processo consolidado, em 1895 com o surgimento do Balão dentro das Histórias do personagem Yellow Kid. Este, no entanto não foi o primeiro personagem em quadrinho, visto que artistas como Ângelo Agostinho (Brasil), já realizava em 1860, historias similares as H.Qs. Havia nesse processo uma pequena diferença apenas, pois como não existia balão, as falas bem como as ações dos personagens eram explicadas em legendas colocadas abaixo ou acima da cena retratada.
Assim, ao entrarmos no século XX a H.Q já encontrava-se consolidada como um processo criativo, onde imagens e palavras vão se fundir, de forma inseparável, e formar Histórias. A década de 30 e a década de ouro do quadrinho, onde grande personagens conhecidos e admirados até a atualidade surgiram: Foi por exemplo na década de 3 que o Superman surgiu.
Para finalizar fica um alerta, nem sempre, para que exista uma H.Q, faz-se necessário a utilização de palavras. Histórias curtas, que se encaixam dentro do termo Arte Seqüencial, como os cartuns e as Charges, podem utilizar-se do processo de criação de Histórias apenas com imagens. O que vale, então, nesse mundo da Arte, e onde a criatividade do artista pode levá-lo. Por: Jimmy Rus
(Qualquer parte desse texto podera ser utilizada por terceiros, desde que seu autor, bem como a fonte sejam citados.)

sábado, 22 de setembro de 2007

H.Q - A Arte de Contar Histórias


A Arte de Contar Histórias por meio de imagens é um processo antigo, que acompanha o homem desde os primordios dos tempos.

Pensando a Humanidade como um todo, sabemos que a necessidade de comunicação sempre esteve presente com o homem. Seja consigo mesmo, seja com seus semelhantes ou com entidades supriores... O homem sempre esteve em busca do desconhecido e sempre procurou se comunicar com outros seres "inteligentes".

Para confirmar tal fato, temos de fazer uma volta ao tempo, chegando as sociedades ditas primitivas. Veja bem, pegue no Período Paleolitico, as imagens deixadas por nossos ancenstrais nas paredes das cavernas. E fato, que estas imagens eram registros de animais presentes naquele contexto, mas também, especula-se que tratava-se de uma forma de comunicação entre os homens e as entidades desconhecidas, para garantir a boa caça.

Ainda nesse periodo, o fato de pintar imagens ja começou a contituir uma forma de prever uma história. Porém, e no Egito, nas piramides dos faraos, que o processo criativo, que une imagem e palavras, ira ocorrer pela primeira vez. Ao colocar imagens do farao ao lado de hierogrifos nas paredes das piramides, os egipcios, vao utilizar, o que no século XIX, ira se consolidar como sendo a Arte de contar Historias por meio de imagens e palavras, ou seja as Histórias em Quadrinho.

Por Jimmy Rus

(Qualquer parte desse texto podera ser copiada e reproduzida, desde que seu autor e a fonte do texto sejam citados)

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Você não sabe desenhar? Venha aprender!


Aulas particulares de desenho.
Professores habilitados pela Universidade Federal de Uberlândia.
Aulas visando a prova de Habilidade Específica e o aprendizado de técnicas de aprimoramento de desenho.
Figura Humana.
Perspectiva.
Natureza-morta.
Paisagem.
Técnicas de desenho e pintura.
Contato: (34) 9169-5967.
Preços e horários a combinar.

domingo, 9 de setembro de 2007

BIENAL DE ARTE DO TRIÂNGULO

Atenção Galera,
Artistas de Uberlândia e região,
esta rolando de 20 de agosto a 15 de setembro de 2007,
as INSCRIÇÕES para a BIENAL DE ARTE DO TRIÂNGULO

Informações: (34)8817-8595
email: bienaldotriangulo@oi.com.br
Inscrições:
SESC/MG- Uberlândia
R. Benjamim Constant, 844, B. Aparecida.
Uberlândia/M.G
Cep: 38400-678

Desenho
Escultura
Fotografia
Gravura
Instalação
Midia contemporanea
Performace
Pintura

Inscrições enceradas!

sábado, 4 de agosto de 2007

Transforme-se em desenho: Fotos desenhada.


Quer ter sua foto desenhada ou caricaturizada?

Entre em contato.

Transformamos voçê em desenho.

Use nosso email.

Foto: Jimi Hendrix

sábado, 28 de julho de 2007

Núcleo O.Q de Quadrinhos
Objetivo:
Estudar e explorar o universo da Arte Sequencial (História em Quadrinho, desenho animado, Cartum, tiras diarias, Caricatura).
Explorar o potencial criador das H.Qs.
Trabalhar em prol da divulgação dos artistas da Nona Arte.
Incentivando a produção.
Instumentalizar por meio de oficinas e cursos de curta ou longa duração artistas, alunos e professores do ens. fundamental e médio e demais interessados.
Criar um veículo de divulgação dos artistas da Nona Arte de Uberlândia (M.G) e região.

domingo, 22 de julho de 2007

Oficinas com o Núcleo O.Q de Quadrinhos


Atenção Galera,
Essa semana, no dia 27 de Julho de 2007 estaremos realizando a segunda Oficina dentro do projeto do curso de Psicologia da UFU, na Briquedoteca.
Local: Campus Umuarama, UFU.
Horário: 13h30 as 17h30.
Inscrições e informações:Tel:(34) 3218-2104.

sábado, 14 de julho de 2007

Nucleo O.Q de Quadrinho

Trabalhando com a Arte Sequencial - termo mais geral que engloba Histórias em Quadrinho, Desenho Animado, Caricatura e o Cartum- O Núcleo O.Q de Quadrinho apresenta e desenvolve um trabalho com histórias em quadrinhos, apresentando em oficinas e mini-cursos que visam estimular e ampliar a criação de H.Qs com qualidade e conteúdo. Ainda busca valorizar e enfatizar a cultura brasileira, acrescentando elementos dessa cultura na produção de quadrinho. O núcleo é formado por: Jimmy Rus, Gustavo Doryus e Maúricio Costa.
Contato do Núcleo: oq_studiun@yahoo.com.br.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Programação de Mini-Curso com o Núcleo O.Q de Quadrinho

Mini-Curso:"Linguagem e Produção de Histórias em Quadrinhos/HQ"
Ministrante(s):
Evânio Bezerra da Costa (graduado);
Gustavo Cunha de Araújo (graduando);
Mauricio Alves da Costa (graduando)
& Profa. Dra. Sônia Maria dos Santos (orientadora)

Data:11 DE JULHO DE 2007 -
das 19h às 22h

nº de vagas: 30 vagas.

mais informações e inscrição: www.mel.ileel.ufu.br/pet/selet2007
SELET 2007

sábado, 16 de junho de 2007

Para Arte-educadores e demais interessados

Palestra
Palestra com Lúcia Pimentel -
Professora da UFMG responsável pelo projeto de Arte no Projeto Escola Referência do Estado de Minas Gerais.
Data: 10/07/2007
Local: Centro de Referência do Professor - R. Souza Costa, 20
Horário: 7:30hs
Tema: Ensino de Arte e Avaliação na Escola Referência

Vale a pena conferir.

domingo, 3 de junho de 2007

Conceitos específicos da Arte Sequencial


O que vem a ser o termo H.Q?

A pergunta leva a varias indagações, porém antes de responde-la e necessário fazer algumas observações. Ei-las:
"1. Conceitos específicos da Arte Seqüencial
Quando se fala em História em Quadrinho, conceitos como Nona Arte e Arte Seqüencial são citados e discutidos, aparecendo muitas vezes relacionados. Visando inicialmente sanar possíveis dúvidas que podem gerar mal entendidos, incluo nesse texto algumas considerações.
Começarei pelo conceito de Arte Seqüencial e Nona Arte, pois, estes dois conceitos são similares, sendo Arte Seqüencial, criado pelo roteirista, desenhista e também teórico das Histórias em Quadrinhos Will Eisner. Seu objetivo era criar um conceito que designaria a produção geral de Quadrinho, de forma que englobasse em seu contexto a H.Q, o Cartum, a Charge e o Desenho Animado. Arte Seqüencial e Nona Arte adquirem o status de sinônimos, uma vez que ambos conceituam os mesmo tipos de produções.
O conceito de Arte Seqüencial segundo Eisner (1999), pretende englobar as diferentes formas de produção do processo de contar histórias com o uso de imagens e palavras. Esse conceito, tal como ocorre com as diferentes produções cinematográficas que são reconhecidas pela designação de Sétima Arte, vem diferenciar as produções que possuem características em comum num único e grande conceito. "
Trecho da Monografia:
COSTA. Evânio.B- "A influência da História em Quadrinho no Desenho de Crianças e Jovens Utilizando abordagens diferenciadas da H.Q no Ensino de Arte"

terça-feira, 22 de maio de 2007

Cartuns



Desenho realizado em 2006, por Jimmy Rus para o manual do calouro do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Em parceria, também foi idealizado e realizado um cartum (em breve o adicionaremos) explicativo sobre a função de um DCE.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Qual a importância de uma aula de Arte?

Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade, há também uma alta capacidade de entendimento desta produção pelo público...”
Ana Mae Barbosa



Iniciando esse pequeno artigo sobre a importância da Arte, não apenas na escola, mas para a sociedade em si, faço menção a Ana Mae Barbosa que exprime bem meu entendimento da importância da Arte, ou melhor, das Artes em geral, para o bem da sociedade.
Mas, o que é Arte?
A pergunta em si e capaz de gerar calorosas discussões, e longas teses e livros. Porém, o objetivo aqui não é complicar, mas descomplicar os termos.
Partiremos então de uma evidência apenas, a histórica. Estudando a história da humanidade, percebemos que a Arte, (bem como a relegião) sempre andaram juntos e de mãos dadas com a humanidade.
A humanidade, esse grande, pequeno grupo de seres que que vive sobre a face da Terra, e que surgiu de uma ramificação do macaco, assim se contituiu como grupo dominante sobre a face da Terra, devido a um fator: A Vida em sociedade.
A vida em sociedade, no entanto requer um complexo jogo de socialização, onde a comunicação com o outro se faz de fundamental importância. Para tal, o homem criou simbolos (Visuais e linguisticos- como as placas de transito, os sinais de perigo e as proprias palavras com as quais nesse momento voçe leitor decodifica esse texto, que alias- não deixa de ser meras imagens- Sim, letras são imagens).
A Arte então, esteve é sempre estara junto com o homem, pois em si, fazer Arte é materializar uma necessidade de comunicação, que se torna real através da música, do canto, da dança, das pinturas, da escultura, do desenho e das diferentes e variadas formas que a Arte adquire.
A arte existem em todas as sociedades, seja ela considerada "primitiva" ou "moderna". E o artista- principal personagem dessa história-, é um ser que se encontra antenado com todos os acontecimentos da sociedade em que vive, sendo sua produção artistica, um reflexo da sociedade em que vive, refletindo costumes, valores, modos de se vestir, tipos de comemorações, etc.
Embora uma infinidade de artistas existam em todos os tempos e épocas, apenas alguns sobrevivem ao tempo. Agora pergunto: Por que? Se alguem tiver idéia, me responda, ou entao, ate a próxima postagem.
Ass: Jimmy Rus

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Qual a Conexão das H.Qs com a Arte?

A conexão entre Arte é a História em Quadrinho.
Sera que esse processo realmente existe?
Eis uma pergunta que faço a voçês?
Quero comentários.

domingo, 29 de abril de 2007

Ao mestre com carinho



The Spirit,
personagem de Will Eisner.
personagem de Will Eisner.
SSUma pequena homenagem ao mestre.

O que é Arte Sequencial?

Uma pergunta interessante.
O termo foi criado por Will Eisner, o saudoso mestre que além de desenhar, escrevia roteiros e foi responsavel pela criação do termo. Usou-o em especial quando fez a comparação entre o processo cria tivo das Histórias em Quadrinho em paralelo com a Sétima Arte, ou seja o cinema.
Este termo então faz alusão ao formato como as Histórias em quadrinho são contadas: Quadro a quadro, um apos o outro, ou seja de forma sequencial. Dai, Arte Sequencial.