quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O que é uma H.Q? - Parte I


O que é uma H.Q? - Parte I
A pergunta que da inicio a este post é instigante em termos teóricos: O que é uma H.Q?
Tão complexa quanto a pergunta “O que é Arte?”, a indagação já levou alguns artistas e teoricos a se debruçarem sobre o tema, porém, nosso objetivo aqui não e simplesmente ficar dando voltas sobre esses artistas e teoricos.
Pois bem, analisando algumas definições, podemos chega a conclusão de que H.Q, é uma espécie de narrativa, que utiliza códigos visuais e lingüísticos, com o objetivo de contar uma estória.
Podemos entender por códigos, as palavras utilizadas para construir as narrativas, frases e pensamentos dos personagens. Geralmente e utilizado a língua que o artista domina. Portanto se este é francês, provavelmente utilizara o francês, se for inglês, utilizara o inglês e assim sucessivamente.
Já o código visual - embora letras também sejam códigos visuais - será o mais evidente dentro de uma H.Q, ou seja, o próprio desenho, que pelo talento e técnica do artista ilustrador, encantara ou não o leitor.
Da união destes dois códigos, ou seja, o lingüístico e o visuais, podemos dizer que surgira a H.Q. Porém, esta não será a única definição que podemos encontrar para o termo.
Visando não tornar a leitura muito extensa, num próximo post vamos dar continuidade ao assunto.
Grafites afiados então!

Ass: Jimmy Rus

Nenhum comentário:

Postar um comentário