terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dia 30 de Janeiro Dia Nacional do Quadrinho

Janeiro esta quase no fim e dia 30 de janeiro é um dia que temos de comemorar. Para os amantes de H.Q, Nona Arte, Arte Seqüencial comemoramos nesta data o Dia do Quadrinho Nacional.
Esta data comemorativa foi instituída pela Associação dos Cartunistas de São Paulo em homenagem a data da primeira publicação de As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, do artista gráfico Ângelo Agostini, que foi publicado em 1869.
Agostini, para quem não conhece, foi um desenhista italiano que firmou carreira no Brasil. Viveu sua infância e adolescência em Paris, e em 1859, com dezesseis anos, veio para São Paulo com a mãe, a cantora lírica Raquel Agostini.
Em 1864 começa sua carreira como cartunista e editor ao fundar a revista Diabo Coxo. Em 1º de janeiro de 1876, fundou a Revista Ilustrada, um marco editorial no país, onde publicou o personagem de sua autoria Zé Caipora (1883), o qual seria retomado novamente na revista o Tico-Tico.
Por estas e outras, Ângelo Agostini e considerado de fundamental importância dentro da história das Historias em Quadrinhos. A ele nossa homenagem adiantada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário