domingo, 13 de janeiro de 2013

30 de Janeiro Dia Nacional do Quadrinho


Mês de janeiro chegou e junto vem as comemorações pelo dia Nacional do Quadrinho. Para quem não conhece ( o que não e o caso dos internautas que acompanham nosso blog), as historias em quadrinhos fazem parte de um gênero de Arte por alguns designados como Nona Arte e por outros como Arte Seqüencial.
 Seja qual o termo usado, as Histórias em Quadrinhos vista por muitos como entretenimento e diversão, e um tipo de Arte com “A” maiúsculo que envolve o uso da imagem e da literatura. Desta forma, o ver e o ler estão presentes dentro das H.Qs, o que fazem com que sua produção esteja  entre dois campos: As Artes Visuais e a Literatura.
As Histórias em Quadrinhos geram um fascínio no mundo inteiro, e como não podia deixar de ser, no Brasil não e diferente, ate porque vivemos num país que se coloca como pioneiro dentro da produção de Historias em Quadrinhos e congêneres.
Como prova disto, temos alguns artistas que se destacavam já desde o século XIX, quando o que hoje designamos como Histórias em Quadrinhos nem existia. Um desses artistas e o ilustrador e cartunista radicado no Brasil, Angelo Agostini.
O ilustrador foi com seu traço refinado e observação sagas  responsável por algumas das caricaturas e charges de grande valor histórico, em especial para quem estuda o período por ele retratado.
Com seu traço, Agostini representou fatos e opiniões do Segundo Reinado e da Primeira República no Brasil, caricaturizando até mesmo D. Pedro II.
Ligado a imprensa, sendo alias proprietário por curtos períodos de tempo de jornais na cidade do Rio de Janeiro, Agostini criou o personagem Nho Quim- um caipira rico que se aventurava em viagens pelo Brasil do século XIX.
 Agostini foi um dos vários brasileiros, tal como esse escriba que vos fala, vive circundado pelo universo da arte seqüencial. Angelo Agostini foi um pioneiro no Brasil do século XIX e ainda hoje, em pleno século XXI, muitos cartunistas, ilustradores e quadrinistas seguem seus passos, seja atuando como desenhista para editoras nacionais ou estrangeiras, ou mesmo seguindo o caminho do chamado Quadrinho Independente.
E por ele e por todos os cartunistas, quadrinistas desse imenso país chamado Brasil que damos vivas ao dia Nacional do Quadrinho, comemorado em 30 de janeiro.
Grafites afiados então!
                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário