Surfista Prateado: Parábola (1988/1989)
Roteiro: Stan Lee
Arte: Moebius
Editora: Marvel, Panini Book, 2013.
Parábola é uma história do Surfista Prateado, que apresenta o planeta Terra em um futuro não muito distante, onde a humanidade e conquistada por Galactus - O devorador de Mundo, que se apresenta como um deus todo poderoso, o qual em troca de adoração promete libertar a humanidade das guerras, do crime e da pobreza.
Enquanto Galactus chega a Terra o Surfista Prateado tenta passar desapercebido, por uma multidão que o odeia e o tem como um paria. Ex arauto do Devorador de Mundos, o Surfista conhece as verdadeiras intenções de seu ex mestre, e mesmo sabendo ser inferior em poderes a este, o Surfista Prateado se revela, com uma frase inspiradora:
"Não nos e dado saber se teremos sucesso ou não. Não existe desonra no fracasso. Existe somente uma vergonha... a covardia de não ter tentado"
Partido para o combate, o Surfista se depara com fanáticos liderados pela figura messiânica de Colton Candel, que se aproveitando do momento e da ignorância coletiva buscam beneficio próprio. A orda de fanáticos ataca e desacredita as palavras do Surfista, com gestos de intolerância e palavras de raiva e ódio.
A obra Parábola, produzida em 1989, tem um fim impressionante, e seu enredo se adaptada a realidade politica e social do nosso país no momento que vivemos em 2018. O fanatismo, a histeria por um líder supremo e salvador, o surgimento de aproveitadores, a necessidade de alguém que mostre a face real que se esconde atras de falsas aparências. A obra Parábola, escrita por Stan Lee e majestosamente ilustrada pelo mestre Moebius, retrata tudo isso, de uma forma fictícia, porem com um toque de contemporaneidade que chega a assustar. Uma inspiradora obra que vale a pena ser lida.
No final o Surfista deixa uma mensagem, ao citar os seres humanos:
"Eles desejam um líder, assim como uma criança espera o leite materno. É por isso que se tornam presas fáceis dos tiranos e déspotas.
Por que eles não procuram a verdadeira fé em si mesmo? Por que buscam outro que lhes mostre o caminho?"
By Jimmy Rus
Nenhum comentário:
Postar um comentário