quarta-feira, 17 de junho de 2020

Carta aberta da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil - à SECOM


Carta aberta da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil - à SECOM, ao Ministério da Justiça e aos cidadãos brasileiros


A SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil –, vem a público, em nome dos valores e princípios da democracia, repudiar a ameaça do atual Chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten, contra o cartunista Renato Aroeira.
Ontem, 15/6/2020, o Ministro da Justiça, André Mendonça, a pedido do Chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten, ameaçou instaurar inquérito contra o artista gráfico Renato Aroeira, pela veiculação de uma charge crítica ao governo.
A charge em questão faz referência à live de Jair Bolsonaro, veiculada em redes sociais no dia 11/6, na qual o Presidente da República insinua que governadores e prefeitos estariam falsificando os números da pandemia e incentiva pessoas a invadir hospitais e filmar leitos, colocando em risco a vida de pacientes, médicos e dos próprios cidadãos. Ao associar o símbolo da saúde, usado em hospitais, à suástica nazista, representação famosa de autoritarismo de Estado, Aroeira constrói um raciocínio crítico a respeito da atitude irresponsável do Presidente da República.
A live do mandatário da Nação, inclusive, foi condenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que afirmou: “Invadir hospitais é crime. Estimular também”.
Queremos lembrar ao Ministro da Justiça e ao Chefe da SECOM que o cartunista, exercendo, por meio de seu trabalho, a função de artista e comunicador crítico dos fatos, está em pleno direito de liberdade de expressão, prevista no Artigo 5o da Constituição Federal de 1988, em seus incisos II ("ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei"), IV ("é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato") e IX ("é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença").
Tal como lembrou muito bem o jornalista Ricardo Noblat, também ameaçado pelo governo por compartilhar a charge de Aroeira em suas redes sociais: ”A liberdade de expressão ainda não foi revogada neste país”.
Referente às liberdades de imprensa e de expressão, nós, artistas e comunicadores, notamos que, atualmente, há uma incômoda e crescente sensação de insegurança institucional e de repressão às liberdades garantidas na Constituição Federal no Brasil. Isto porque o caso de inibição às críticas ao governo não estão restritas à charge de Aroeira. No último domingo, 13/6, por exemplo, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria reportando que a Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo entrou na Justiça com um pedido de “esclarecimento criminal” contra o jornal e contra os cartunistas Laerte, João Montanaro, Alberto Benett e Claudio Mor, referente à veiculação de charges críticas à violência policial no Estado. Novamente, gostaríamos de lembrar que, conforme amplamente noticiado ontem, 14/6, as mortes pela polícia atingiu patamar recorde no mês de abril, durante a quarentena, em São Paulo.
A SIB solidariza-se com todos os artistas, jornalistas, comunicadores e cidadãos brasileiros que prezam pelos valores expressos na Constituição Federal e pela construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Fonte:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=3194582893927518&id=214620985257072&__tn__=K-R
SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil

Quando tentam calar um cartunista

Charge: Solidariedade ao Aroeira

          Eu me junto aos mais de 140 cartunistas em todo o país que se solidarizam com o cartunista Aroeira, e realizo essa Charge solidaria ao cartunista, que esta sendo ameaçado pelo ministério da Justiça devido a charge que realizou sobre o presidente Bolsonaro. 
        Mau sabe o ministério da Justiça, que no exterior muitas outras charges vem mostrando o caráter fascistas das falas e atos do atual presidente do Brasil o senhor Jair Bolsonaro e do caminho perigoso rumo ao fascismo que o país vem seguindo.
      Quando a Arte e atacada, os artistas se solidarizam e resistem. A História e a Arte jamais se calam.
         Nenhum fascista passará. 
        Fica aqui nossa contribuição e arte em solidariedade ao artista Aroeira.

Charge do  Aroeira

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Comportamentos não essenciais

Cartum: Comportamentos não essenciais

      O que seria comportamentos não essenciais em uma quarentena, onde um vírus invisível pode infectar qualquer um? Um vírus que leva em torno de 05 dias para se manifestar? Um vírus que age de forma agressiva no organismo?
      A tira Los Intelectuais tem se preocupado com a pandemia de Covid 19 que vem assolando o mundo, e nesse momento onde em Uberlândia chegamos a marca de 3.599 infectados e 54 óbitos confirmados*, muitas pessoas tem colocado a economia acima das vidas humanas, algo totalmente incoerente em um momento onde a vida deveria ser colocada acima de tudo. 
      Fique em casa. Sua vida vale e o bem mais precioso que existe, e nesse cenário, pensamos e tentamos orienta-lo sobre o que seria comportamentos não essenciais:
      *Ir a baladas? 
      *Fazer churrascos com amigos?
      * Ir ao boteco?
      * Ir a academia? 
   Bom, a lista pode ser preenchida por você nosso leitor, mas de uma coisa temos certeza, comportamentos essenciais seria ir ao mercado, a uma farmácia ou mesmo ao seu serviço, isto é, se não puder ficar em casa. Mas se você pode, se esta em atendimento remoto ou em home oficce, fique em casa! Não vale a pena por em risco de contagio você e seus entes queridos. 

#SePuderFiqueEmCasa
#Covid19Não






segunda-feira, 1 de junho de 2020

Leve sua máscara


Cartum: Leve sua máscara

          Em período de quarentena e enfrentamento a pandemia como a que passamos neste momento algumas dicas são importantes. Ciente disso, e como artista que mesmo com a Pandemia continua sua produção, a tira Los Intelectuais/Jimmy Rus, da continuidade as ações do que estamos no momento chamando de projeto #Covid19Não.
         Com o intuito de usar a linguagem das HQs, realizamos os cartuns informativos, e semanalmente estamos publicando aqui na página pessoal e na pagina de alguns parceiros ( O.Q Studium, Grupo Cultural BomdiArte e no Instagram a nossa pagina oficial @losintelectuais e @guiapontodevista).
             Hoje nossa postagem irá reforçando a importância dos cuidados pessoais ao sair de casa. Além de não esquecer de usar a mascara (com eficacia ja comprovada no combate a COvid 19), se puder levar seu próprio álcool gel e uma mascara reserva  são atitudes fundamentais para proteger a si mesmo e a quem você ama.
               No entanto reforçamos, a melhor atitude ainda é: SE PUDER FIQUE EM CASA.

 #Covid19Não.




O projeto #Covid19Não é uma iniciativa do artista/ cartunista Jimmy Rus, que no período de pandemia de Covid 19, e diante da necessidade da disseminação de informações para o combate a Pandemia, colocou o personagem Los e cia na frente de batalha, publicando informações baseadas nas diretrizes da OMS- Organização Mundial de Saúde. O projeto ocorrer de forma independente, porém e de interesse nosso ampliar os trabalho,s inclusive com contratação de uma equipe, com o objetivo de ampliar a produção das Tiras. Se você que acompanha nossa pagina tiver interesse em patrocinar ou apoiar a nossa ação, seja co ideias ou com ajuda financeira, ficaremos muito gratos. Tel. Contato (34) 99895-1879.