domingo, 27 de agosto de 2023

Mais livros menos tela

 

Mais livros menos tela
Publicado em 26.08.2023 

Nina está dando o recado ao Los mas vale para nos também.  Mais livros menos telas.
Se você concorda, curte ai e quem se sentir a vontade coloca nos comentários o nome de um livro como dica de leitura. 
Aproveitando quero parabenizar o pessoal de Paracatu, que recebe a primeira edição do FliParacatu. Parabéns.


sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Clube da Nina

 

Clube da Nina

Fúúúú...Digo, extra, extra!

Venha você também seguir no Instagram e no Blogspot as publicações da página (e  tira) Los Intelectuais. 
Participe também de sorteios recebendo brindes brindes exclusivos e personalizados. Como participar? Apoie a nossa página assinando no Catarse o projeto Los Intelectuais (Clube da Nina).

Mas o que é o Clube da Nina?
O Clube da Nina e um grupo de apoiadores e assinantes da página @losintelectuais que mensalmente a  apoiam com valores financeiro (entre R$5,00 e R$50,00).
A assinatura pode ser realizada acessando o link do catarse:
https://www.catarse.me/los_intelectuais_bc78?ref=user_contributed 
ou acessando o site  https://www.catarse.me/ e procurando pelo projeto Los Intelectuais.


Corre! Assina ai.
Novos apoiadores do mês de Agosto e Setembro de 2023 vão ganhar (sem sorteio) a caneca exclusiva com a Nina.






quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Jimmy Rus na Catsu 2023



Ocorrerá nos dias 19 e 20 de agosto a Catsu 2023. 

O evento considerado a maior convenção de animes de Minas Gerais, ocorre em Uberlândia (MG). 

A Catsu completa 15 anos em 2023 e desta vez o evento terá como sede o Castelli Eventos, que abrigara diversas atrações: Apresentações musicais, Cosplay, sorteios e também o espaço do artista, onde alguns artistas locais vão apresentar e comercializar suas artes. 
Será neste (o espaço do artista ) que  Jimmy Rus ira apresentar e comercializar as 09 edições da revista O.Q de Quadrinhos.
Para aqueles que não conhecem a revista O.Q de Quadrinhos e produzida e editada pelo artista que além de publicar suas obras (Cartuns, charges, artigos, HQs e ilustrações) ainda abre espaço para que outros artistas possam publicar na revistas. 
Jimmy que também e professor de Arte e artista plástico, estará  no espaço com canecas com seu personagem Nina da pagina @losintelectuais e também com a imagem de seu desenho Boitatá,  o qual explora o  tema folclore. 
Não perca essa oportunidade.

domingo, 13 de agosto de 2023

Lendas de minha cidade

 

Lendas de minha cidade
Publicado em 13.08.2023

Hoje é dia dos pais e embora o meu já tenha partido a muitos anos, hoje quero compartilhar duas estória.

1. A primeira ocorreu exatamente num 13 de agosto. Devia eu ter uns 11 ou 13 anos. Não me lembro bem. Era uma sexta-feira 13 e eu morava na roça. Daí fomos pescar ali onde hoje é a represa de Capim Branco I.Além de meu pai havia outros parentes. Não estava bom para pescar. Alguns pegavam outros espantavam os peixes e uma de minhas tia dava comida aos peixes ( sim, ela raramente pegava alguma coisa: geralmente era ou o anzol ou a linha do coleguinha do lado). Dai, do nada a sorte daquela sexta-feira 13 bateu no meu anzol. Zas. Um peixe. Zas, o segundo maior. E por esse eu e meu pai que estava perto vibramos. Quase três palmos. Foi a última vez que pesquei. Prometi a mim mesmo que depois daquele "peixão" da sexta-feira 13 nunca mais pescaria. E essa é uma lembrança boa de meu pai que guardo.

2. Lendas de minha cidade: Bom eu moro em Uberlândia. Sou fascinado por estrelas, cometa, lua. Daí sempre que tem uma superlua, ou uma lua vermelha, ou uma chuva de meteoro, Zas. Céu nublado ou chuva na cidade. Foi o que aconteceu essa noite. Ser rancoroso que sou, ilustrei a situação nesse cartum.
Se identificou com a história 2? Deixa ai no comentário um "Eu também".

Para finalizar um feliz dia dos pais à todos os pais. A proposito de um abraço no seu. Não perca essa oportunidade.

domingo, 6 de agosto de 2023

Estoria de Saci: Você pode me ver?

 

Estória de Saci- 006
Publicado em 06/08/2023

Estória de Saci: Você pode me ver? Essa é a sequencia da série Estória de Saci que estamos produzindo em homenagem ao mês do Folclore. Mas a pergunta  do Saci também para nosso leitor:
- Você pode me ver?
No Brasil, o dia do Folclore é comemorado em  22 de agosto ( Em 1947, foi criada a Comissão Brasileira de Folclore). O objetivo é divulgar o folclore brasileiro, preocupação  presente na  Semana da Arte Moderna em 1922, e cuja importância de afirmação se torna dia a dia mais importante, principalmente quando analisamos o processo de globalização e o sufocamento das culturas populares nacionais, em detrimento a cultura globalizada, que devido aos meios de comunicação e as novas mídias (tv e  internet) influenciam e encantam as novas gerações, criando um distanciamento e esquecimento da cultura popular locais, cuja transmisão  ocorre de forma oral, de uma geração para outra. 
Como não é possível negar a influencia das novas mídias, aqui estamos, usando a internet para divulgar o nosso folclore e a cultura popular brasileira, afinal, já que não da para vencer o inimigo, una-se a ele.
E por falar em folclore e cultura popular, essa semana em 03 de agosto foi comemorado  o dia nacional da Capoeira. Considerada como patrimônio cultural imaterial da humanidade, a capoeira mistura esporte, luta, dança, música e brincadeira. 
Fica aqui então o nosso chamado. Um viva a cultura popular e um convite as rodas de capoeira e as contações de causos.