quinta-feira, 15 de março de 2012

Quem é Moebius!

Jean Henri Gaston Giraud (08 de maio de 1938 - 10 de Março de 2012) foi um artista e escritor francês que realizou bandes dessinées (H.Qs). Sob os pseudônimos de Moebius e Gir,  Giraud ganhou fama em todo o mundo.
Entre as obras mais famosas de Moebius esta a série Blueberry onde em co-autoria com o escritor Jean-Michel Charlier , criaram um dos primeiros anti-heróis a aparecer nas Histórias em Quadrinhos. Blueberry foi traduzida para mais de 15 idiomas diferentes. 
Inspirado pelos deuses do grafite e do nanquim, Moebius criou uma extensa variedade de ficção científica e fantasia, onde a presença do Surreal- com imagens possíveis apenas em sonhos- deu vida a H.Qs como:  Arzach , Garagem hermética de Jerry Cornelius , e O Incal .
 Entre os feitos de Moebius e sua importância para a H.Q européia, e também mundial esta a sua pioneira carreira juntamente com Jean-Pierre Dionnet, Druillet Phillippe e Bernard Farkas, quando em 1975 fundaram o grupo de história em quadrinhos intitulado "Les Humanoides Associes".  Juntos, eles começaram a revista METAL HURLANT, entre nós conhecida por HEAVY METAL.
METAL HURLANT, ou HEAVY METAL serviu e vem servindo de inspiração a diversos artistas que decidem enveredar-se pelos caminhos das H.Qs. Um dos motivos e as histórias apresentadas, que geralmente fogem do convencional bandido X mocinho, super-herois com super poderes, bem versus mau presente nos Comics norte-americanos.    

Outra característica da revista foi apresentar H.Qs que utilizam processos narrativos sem o uso convencional dos balões, legendas e até mesmo da fala dos personagens. A imagem passa a ser tudo e até mesmo o modo de enquadramento passa a ser uma forma de arte para Moebius soube como poucos utilizá-la com excelente maestria, transformando as paginas em quadros quem em muito se aproximam da Art Nouveau.
Não se restringindo ao cenário europeu, entre os anos de 1988 e 1989, Moebius desenhou o roteiro de Stan Lee para o Surfista Prateado. A minissérie fez tanto sucesso que ganhou o Prêmio Eisner de melhor série limitada em 1989.
Mas quem pensa que Moebius ficou apenas no universo das H.Qs se engana. O artista colaborou na produção de diversos storyboords para a produção cinematográfica.
Storyboords para quem não sabe são desenhos seqüenciais das tomadas a serem filmadas em uma produção audiovisual (filme). Apenas para citar alguns temos Estrangeiro de Ridley Scott, Tron da Disney, O Quinto Elemento de Luc Besson, Star Wars V, Mestres do Universo, entre outros.

Sob os nomes de Giraud e Gir, também fez ilustrações para livros e revistas, ilustrando por exemplo, uma edição do romance " O Alquimista” de Paulo Coelho.
Giraud, Gir ou Moebius como simplesmente o conhecemos, partiu desse plano vitima de um câncer, porem deixou-nos como seu legado sua Arte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário