domingo, 11 de outubro de 2020

Tira Los Intelectuais apoia o Outubro Rosa

Cartum: Outubro Rosa
  
      Hoje não tem charge, mas a Nina tem um recado.
    Outubro Rosa, o mês de campanha a prevenção e conscientização do público feminino ( e por que não dizer também do público masculino: Voce que é esposo, filho, irmão, namorado, etc...) e tem por objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama.
     Mais recentemente a campanha que tem seu ápice no mês de outubro, ampliou sua discussão para o câncer de colo de útero.
    Fica a dica. Nina aderiu. Nos do O.Q Studiun e Jimmy Rus também aderimos.
    Esta esperando o que? Corre para fazer seu autoexame.



 

quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Morre Quino, Mafalda fica orfã! Descanse en paz, maestro, hasta luego. Nostros la cuidamos.

 


Homenagem a Quino
Joaquín Salvador Lavado Tejón, mais conhecido como Quino.
Vaya con Dios! 
17/07/1932 - 30/09/2020

Esta difícil esse 2020.
Descanse em paz mestre.
Descanse en paz, maestro, hasta luego.
Nostros la cuidamos.


#Quino

https://www.instagram.com/losintelectuais/

domingo, 16 de agosto de 2020

Charge- 100 mil mortos por Covid 19

 

Charge: 100 mil Mortes

 

        Como cartunista, hoje apresento uma charge que já tinha pensado a algumas semanas, antes mesmo de nosso país alcançar a triste marca dos 100 mil mortos por Covid 19, charge que eu preferia manter na minha gaveta, e nunca apresentar. Infelizmente, alcançamos a triste marca.


         Mais triste ficamos, ao saber que as lideranças desse país (as mesma que minimizaram a pandemia chamando-a de "gripezinha" e atualmente de "mofo no pulmão", bem como aqueles que o apoiam), não possuírem a decência, a sensibilidade, e ate mesmo o mínimo de empatia pelo outro.


        A que ponto nosso país chegou, quando colocou alguém como esse no poder?




#SePuderFiqueEmCasa

sábado, 11 de julho de 2020

A Culpa é sua!

A culpa é sua

Cartum: A culpa é sua

Os índices de contaminados  e óbitos por Covid 19 só vem aumentando e a culpa é sua. 
A culpa é sua que usa a máscara no queixo. 
A culpa é sua que deixa o nariz para fora da máscara, usando a desculpa que não consegue respirar com ela!
A Culpa é sua que em filas não respeita o distanciamento minimo de 02 metros. 
A culpa é sua que acha que isolamento social e férias. 
A Culpa é sua que acha que não tem importância fazer em pleno distanciamento social aquele "churrasquinho", aquela "resenha" para os amigo.
A culpa é sua que acha que é só uma "gripezinha".
A culpa é sua que coloca a saúde em segundo lugar e acha que antes de qualquer coisa a economia tem de ser salva.
A culpa é sua... 
Porque somos sim, todos responsáveis por todos. No dia que pararmos de discutir sobre a cor de nossa pele e  as nossas ideologias politicas, e passarmos a nos vermos como irmão de uma unica raça (a Humana), nos preocupando de forma real é não narcisista e egoísta com o outro, ai sim teremos chegado a um nível de humanidade, que poucos tem alcançado. 

###
Como artista, como ser humano fico totalmente entristecido, ao ver o país na situação em que se encontra. E revoltante ver que a cidade Uberlândia já ultrapassou mais de 150 mortes confirmadas por covid 19. Embora o número de leitos de UTI venha sendo ampliado, a não adesão de boa parte da população ao isolamento tem feito com que os casos de covid 19 aumentem de forma espantosa na cidade. Por isso a dica:
Se puder fique em casa!

#Covid19Não!

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Carta aberta da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil - à SECOM


Carta aberta da SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil - à SECOM, ao Ministério da Justiça e aos cidadãos brasileiros


A SIB – Sociedade dos Ilustradores do Brasil –, vem a público, em nome dos valores e princípios da democracia, repudiar a ameaça do atual Chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten, contra o cartunista Renato Aroeira.
Ontem, 15/6/2020, o Ministro da Justiça, André Mendonça, a pedido do Chefe da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), Fabio Wajngarten, ameaçou instaurar inquérito contra o artista gráfico Renato Aroeira, pela veiculação de uma charge crítica ao governo.
A charge em questão faz referência à live de Jair Bolsonaro, veiculada em redes sociais no dia 11/6, na qual o Presidente da República insinua que governadores e prefeitos estariam falsificando os números da pandemia e incentiva pessoas a invadir hospitais e filmar leitos, colocando em risco a vida de pacientes, médicos e dos próprios cidadãos. Ao associar o símbolo da saúde, usado em hospitais, à suástica nazista, representação famosa de autoritarismo de Estado, Aroeira constrói um raciocínio crítico a respeito da atitude irresponsável do Presidente da República.
A live do mandatário da Nação, inclusive, foi condenada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que afirmou: “Invadir hospitais é crime. Estimular também”.
Queremos lembrar ao Ministro da Justiça e ao Chefe da SECOM que o cartunista, exercendo, por meio de seu trabalho, a função de artista e comunicador crítico dos fatos, está em pleno direito de liberdade de expressão, prevista no Artigo 5o da Constituição Federal de 1988, em seus incisos II ("ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei"), IV ("é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato") e IX ("é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença").
Tal como lembrou muito bem o jornalista Ricardo Noblat, também ameaçado pelo governo por compartilhar a charge de Aroeira em suas redes sociais: ”A liberdade de expressão ainda não foi revogada neste país”.
Referente às liberdades de imprensa e de expressão, nós, artistas e comunicadores, notamos que, atualmente, há uma incômoda e crescente sensação de insegurança institucional e de repressão às liberdades garantidas na Constituição Federal no Brasil. Isto porque o caso de inibição às críticas ao governo não estão restritas à charge de Aroeira. No último domingo, 13/6, por exemplo, o jornal Folha de São Paulo publicou matéria reportando que a Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo entrou na Justiça com um pedido de “esclarecimento criminal” contra o jornal e contra os cartunistas Laerte, João Montanaro, Alberto Benett e Claudio Mor, referente à veiculação de charges críticas à violência policial no Estado. Novamente, gostaríamos de lembrar que, conforme amplamente noticiado ontem, 14/6, as mortes pela polícia atingiu patamar recorde no mês de abril, durante a quarentena, em São Paulo.
A SIB solidariza-se com todos os artistas, jornalistas, comunicadores e cidadãos brasileiros que prezam pelos valores expressos na Constituição Federal e pela construção de um verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Fonte:https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=3194582893927518&id=214620985257072&__tn__=K-R
SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil

Quando tentam calar um cartunista

Charge: Solidariedade ao Aroeira

          Eu me junto aos mais de 140 cartunistas em todo o país que se solidarizam com o cartunista Aroeira, e realizo essa Charge solidaria ao cartunista, que esta sendo ameaçado pelo ministério da Justiça devido a charge que realizou sobre o presidente Bolsonaro. 
        Mau sabe o ministério da Justiça, que no exterior muitas outras charges vem mostrando o caráter fascistas das falas e atos do atual presidente do Brasil o senhor Jair Bolsonaro e do caminho perigoso rumo ao fascismo que o país vem seguindo.
      Quando a Arte e atacada, os artistas se solidarizam e resistem. A História e a Arte jamais se calam.
         Nenhum fascista passará. 
        Fica aqui nossa contribuição e arte em solidariedade ao artista Aroeira.

Charge do  Aroeira

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Comportamentos não essenciais

Cartum: Comportamentos não essenciais

      O que seria comportamentos não essenciais em uma quarentena, onde um vírus invisível pode infectar qualquer um? Um vírus que leva em torno de 05 dias para se manifestar? Um vírus que age de forma agressiva no organismo?
      A tira Los Intelectuais tem se preocupado com a pandemia de Covid 19 que vem assolando o mundo, e nesse momento onde em Uberlândia chegamos a marca de 3.599 infectados e 54 óbitos confirmados*, muitas pessoas tem colocado a economia acima das vidas humanas, algo totalmente incoerente em um momento onde a vida deveria ser colocada acima de tudo. 
      Fique em casa. Sua vida vale e o bem mais precioso que existe, e nesse cenário, pensamos e tentamos orienta-lo sobre o que seria comportamentos não essenciais:
      *Ir a baladas? 
      *Fazer churrascos com amigos?
      * Ir ao boteco?
      * Ir a academia? 
   Bom, a lista pode ser preenchida por você nosso leitor, mas de uma coisa temos certeza, comportamentos essenciais seria ir ao mercado, a uma farmácia ou mesmo ao seu serviço, isto é, se não puder ficar em casa. Mas se você pode, se esta em atendimento remoto ou em home oficce, fique em casa! Não vale a pena por em risco de contagio você e seus entes queridos. 

#SePuderFiqueEmCasa
#Covid19Não






segunda-feira, 1 de junho de 2020

Leve sua máscara


Cartum: Leve sua máscara

          Em período de quarentena e enfrentamento a pandemia como a que passamos neste momento algumas dicas são importantes. Ciente disso, e como artista que mesmo com a Pandemia continua sua produção, a tira Los Intelectuais/Jimmy Rus, da continuidade as ações do que estamos no momento chamando de projeto #Covid19Não.
         Com o intuito de usar a linguagem das HQs, realizamos os cartuns informativos, e semanalmente estamos publicando aqui na página pessoal e na pagina de alguns parceiros ( O.Q Studium, Grupo Cultural BomdiArte e no Instagram a nossa pagina oficial @losintelectuais e @guiapontodevista).
             Hoje nossa postagem irá reforçando a importância dos cuidados pessoais ao sair de casa. Além de não esquecer de usar a mascara (com eficacia ja comprovada no combate a COvid 19), se puder levar seu próprio álcool gel e uma mascara reserva  são atitudes fundamentais para proteger a si mesmo e a quem você ama.
               No entanto reforçamos, a melhor atitude ainda é: SE PUDER FIQUE EM CASA.

 #Covid19Não.




O projeto #Covid19Não é uma iniciativa do artista/ cartunista Jimmy Rus, que no período de pandemia de Covid 19, e diante da necessidade da disseminação de informações para o combate a Pandemia, colocou o personagem Los e cia na frente de batalha, publicando informações baseadas nas diretrizes da OMS- Organização Mundial de Saúde. O projeto ocorrer de forma independente, porém e de interesse nosso ampliar os trabalho,s inclusive com contratação de uma equipe, com o objetivo de ampliar a produção das Tiras. Se você que acompanha nossa pagina tiver interesse em patrocinar ou apoiar a nossa ação, seja co ideias ou com ajuda financeira, ficaremos muito gratos. Tel. Contato (34) 99895-1879.

domingo, 24 de maio de 2020

Juntos (mas mantendo o distanciamento) vamos vencer!


Cartum: Juntos vamos vencer!

Depois e uma semana com tantas noticias catastróficas para o país, com o aumento do número de mortos pela Covid 19, bem como as notícias bombas com os áudios e gravações de reuniões do Planalto, a tira Los Intelectuais trás nossos personagens (Doutro, Nina e Los) com uma singela e simples mensagem mas que vem do fundo de nosso coração.
Como artista, como cartunista e difícil dizer que não nos sensibilizamos com a situação em que o Brasil passa nesse no momento.
Portanto vamos juntos ( mas mantendo o distanciamento social) vencer essa pandemia. 
Fica então a dica:

Fique em Casa!
Se puder fique em casa! Sua vida é muito valiosa!
Juntos vamos vencer essa pandemia.


#Covida19Não

domingo, 17 de maio de 2020

Carta aos consumidores de Cultura do Movimento Cultura Luta


EU APOIO A CULTURA EM UBERLÂNDIA



Carta aos consumidores de Cultura

Hoje, o susto mora em nós!  Vivemos temores, ansiedade e preocupações com o que está por vir.  Mas, temos nessa inquietação que nos aflige uma nobre companhia como alento: a companhia da arte, presente, viva e fundamental para milhões de pessoas em todo o mundo.  Artistas e fazedores de cultura, mesmo sofrendo antes as mazelas da economia, não pararam de produzir e levam calor humano para as pessoas nos quatro cantos do planeta. 
As músicas que se ouvem,  os espetáculos  em sacadas, os filmes assistidos, as exposições e apresentações virtuais, os livros que nos envolvem, as histórias em quadrinhos  e até a saudade que sentimos dos cinemas, dos bares, e dos teatros,  tudo circula hoje e resulta de uma rede de criadores que se doam para que esperanças se renovem e as pessoas não percam o que de mais humano ainda nos resta.
Nós, voluntários do Movimento Cultura Luta,  atores culturais das artes visuais, da dança, da música, do teatro, da literatura tradicional e dos quadrinhos, entre outras expressões artísticas, nos unimos para, por meio de várias ações, tentar abrandar as adversidades desse momento e tendo como principal intuito a valorização dos artistas e agentes culturais de Uberlândia, desmontando preconceitos e visões equivocadas sobre o setor e demonstrando o quanto ele também é fundamental para o desenvolvimento da cidade.   
Dialogamos com o poder público, propondo medidas protetivas e editais emergenciais ao setor cultural; assim como com a iniciativa privada, buscando parcerias que resultem em alternativas de trabalhos para artistas e agentes culturais e nos organizamos para o período pós-pandemia, quando, diante de um novo mundo, a arte também há de reinventar-se para potencializar conteúdos e aproximar-se ainda mais de um público fragilizado pela prolongada reclusão social. 
Nessa época, quando a humanidade se redesenha e nestes traços há a contribuição expressiva, espontânea e gratuita da arte, fazemos um apelo a você, que gosta de cultura, que consome arte, que aprecia a música em toda sua riqueza e diversidade, que assiste espetáculos de dança e de teatro,  que se comove diante das imagens que nos cercam por todos os lados, das paredes de sua casa aos muros da cidade,  se emociona com leituras  e  entende o universo artístico como essência da vida humana:  valorize os agentes que promovem o desenvolvimento cultural de nossa cidade e esteja conosco nessa série de ações desenvolvida por este coletivo, com o intuito de enfrentar o momento terrível que atravessamos e promover a manutenção da cultura em nossa cidade, durante e após a pandemia.
Como grande parte das pessoas já sabe, o setor cultural foi o primeiro a parar e, com certeza, será o último a retornar às atividades. Com isso, ficam à deriva milhares de pessoas em nossa cidade que vivem exclusivamente de suas atividades culturais. 
Além de buscar amparo nas possibilidades legais para que essas pessoas não fiquem entregues à própria sorte, o movimento Cultura Luta busca o apoio daqueles que reconhecem o quanto a arte é imprescindível, hoje, amanhã e depois de amanhã. 
Esse apoio pode se dar com você também entrando em cena, por meio de doações financeiras, através da ATU, Associação de Teatro de Uberlândia, além de outras formas de colaboração. As informações constam em nossas redes sociais, Facebook e Instagram e podem ser adquiridas também pelo e-mail culturaluta@gmail.com e pelos zaps 9 9232-0679, 9 9118-6224, 9 9222-0066 e 9 9163-9081.  Em breve, soltaremos editais e regulamentos definindo, da forma mais transparente possível, como estes recursos serão distribuídos para a cadeia produtiva da arte em Uberlândia.
Vale ressaltar que apoios como este proporcionam uma devolução à sociedade, pois  os artistas estarão na ativa, produzirão mais e se farão ainda mais presentes nessa fase jamais imaginada que estamos atravessando. Isso sem mencionar o quanto a economia criativa mobiliza e beneficia outros setores da sociedade. A cada um real não investido na cultura R$1,6 deixará de circular na economia. À relevância econômico-financeira soma-se o fato de que a cada cinco trabalhadores da cultura parados teremos menos seis trabalhadores no mercado de trabalho. Hoje o trabalhador da cultura,  quase sempre sem vínculos empregatícios formais, depende do seu labor diário para colocar a comida no prato. E ele esta só. Para muito além dos números existe o fator humano.
É isso. O mundo se movimenta com a arte e também com a sua ajuda.  A cultura luta pela sua preservação. Para manter a chama da arte acesa, precisamos que você esteja conosco atravessando este momento.
 
Com dionisíacos abraços de cordialidade,

Movimento Cultura Luta

Integrantes voluntários:
Alessandra Ropre Cunha – Artes Visuais
Bia Pantaleão -  Artes Cênicas - Teatro / Conselheira  Municipal de Políticas Culturais
Carlos Guimarães Coelho – Produção Cultural / Jornalismo / Artes Cênicas – Teatro
Claudia Miranda – Artes Cênicas - Teatro / Educação / Parecerista da CAS - Pmic
Claudio Henrique E. de  Oliveira  - Artes Cênicas - Dança / Filosofia / Artes Visuais
Ênio Bernardes -  Música/ Literatura/ Conselheiro Estadual de Políticas Culturais
Jimmy Rus - Artes Visuais - Historia em Quadrinhos/Educação/ Conselheiro Municipal de Políticas Culturais
Katia Bizinotto – Artes Cênicas - Teatro / Comissão de Cultura da 13a Subseção da OAB
Lorraine Albina – Música / Educação/ Conselheira Municipal de Políticas Culturais
Ricardo Augusto – Artes Cênicas - Teatro / ATU / Comitê Gestor dos Pontos de Cultura de MG
Rubem dos Reis – Produção Cultural / Artes Cênicas – Teatro

Parcerias institucionais:
Associação de Teatro de Uberlândia – Artes cênicas
Associação dos Produtores Teatrais do Brasil – Artes Cênicas
Comissão de Cultura da 13a Subseção da OAB
Instituto Alair Matins
Instituto Algar
Instituto Projeto Vida
Movimento Juntos Por Uberlândia

sábado, 16 de maio de 2020

Los Intelectuais da dicas de economia na Pandemia

Cartum: Dicas de economia na Pandemia

        Em período de Pandemia, nos da tira Los Intelectuais/Jimmy Rus/ O.Q Studiun queremos colaborar mostrando não apenas nossa preocupação quanto ao contagio pelo Covid 19, uma vez que como artista nos sentimos na obrigação de não nos calar. 
           Neste período de quarentena, onde muitos de nos estamos mais tempo em casa, seja por estar em Home Oficce ou cumprindo as medidas de distanciamento social, quando pensamos em economizar, um dos gastos fixo a ser observado, e que sofre aumento e o de energia elétrica.  Pensando nisso listamos algumas dicas abaixo, já lembrando, tal como o Los está fazendo acima ao informar a Nina que as "luzinhas" do microondas acessa não são vaga-lumes.
        Bom segue abaixo algumas praticas que podem nos ajudar a economizar energia:
       * Sempre que possível, evite deixar aparelhos eletrônicos em stand-by. Estudos comprovam que o hábito de desliga-los quando não estão em uso economizam até 12% em gastos elétricos.
       * Ao finalizar qualquer atividade com algum aparelho elétrico ou eletrônico, retire-o da tomada se não for usa-lo. Isso vale até mesmo para o carregador de celular.
     * Racionalize o uso de aparelhos elétricos tais como  ferros de passar roupa, chuveiros e maquinas de lavar roupa- Com esses dois últimos, além da economia de energia, você ainda pode economizar na conta de água.
     * Aproveite os recursos naturais inclusive de iluminação, com a luz do dia para realizar as tarefas de casa.
   Ficam as dicas, tanto o seu bolso quanto o planeta agradecem. E para quem achar que estamos falando isso sozinho, olhe nossas referencias.

Fonte:

#Covid19Não

Para finalizar fica a dica:
Se puder fique em casa. Sua vida e o bem mais valioso que temos.

terça-feira, 12 de maio de 2020

Vai ficar Tudo bem!

Cartum: Vai ficar tutudo bem

#Covida19Não

Para finalizar fica a dica:
Se puder fique em casa. Sua vida e o bem mais valioso que temos.

segunda-feira, 11 de maio de 2020

Edital emergencial para seleção de propostas culturais e artistas de Uberlândia durante a Pandemia



       A Secretaria de Cultura e a Prefeitura de Uberlândia, lançaram no dia 30/04/2020 edital emergencial voltado para a classe artística de Uberlândia. 
       A principio, a proposta iria liberar para a classe artística o valor de 80 mil a ser distribuído para artistas de varias áreas artísticas, porém  revisto e o valor ampliado pelo prefeito Odelmo Leão, para o valor de 300 mil.
         O edital ira contemplar propostas de artistas nas seguintes categorias:
Artes visuais e histórias em quadrinhos; 
Artesanato e design; 
Audiovisual, 
Fotografia, comunicação, cultura digital, jogos e virtuais; 
Biblioteca, arquivo, galeria, museu e centro cultural; 
Circo; 
Cultura afro-brasileira, etnia indígena e outras etnias; 
Culturas tradicionais, folia de reis e quadrilha; 
Dança; 
Literatura, leitura e contação de histórias; 
Música; 
Patrimônio cultural, histórico e artístico;
Teatro; 
Artes integradas. 
          O edital completo pode ser acessado no diário oficial do município do dia 05/05/2020  ou no site da prefeitura de Uberlandia https://www.uberlandia.mg.gov.br/.
            Vale salientar que as propostas de todas as areas devera seguir as orientações da OMS quanto ao distanciamento social no período de Pandemia, e as obras e apresentações serão disponibilizadas ao publico em audiovisual.

          Dúvidas podem ser tiradas pelo email: editalemergencialsmcudi@gmail.com
          Saiba mais: https://bit.ly/2SEn0H0

       A proposta vem atender a classe artística da cidade, que foi uma das primeiras a terem suas atividades suspensas devido a pandemia de Covid 19, e será uma das ultimas a restabelecer a normalidade em suas atividades.
         Nos como artista, aproveitamos a oportunidade para parabenizar a gestão da senhora Monica Debs, a frente da secretária de cultura de Uberlândia, que vem agindo de forma coerente e coesa, seguindo até mesmo na contramão do que sinalizam o governo Federal e Estadual, quanto ao fomento e apoio as Artes.  

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Dicas de economia na Pandemia

Cartum: Dicas de economia na Pandemia

          Neste momento de pandemia e quarentena, algumas dicas de economia de energia também são fundamentais e podem combater a Covid 19. 
       Parece até estranho pensar assim, mas nesse período de isolamento social, muitas pessoas estão em casa, e deixam passar alguns detalhes que podem auxiliar a reduzir gastos. Uma dica simples e não deixar os aparelhos eletrônicos que não estiverem em uso ligado as tomadas. Isso porque, aquelas "luzinhas" de tonalidades vermelhas, azuis, verdes, etc, não permanecem ligadas por milagre. O simples fato de estarem ligadas, mesmo com o aparelho desligado, significa que estão consumindo energia.
       Outras medidas para economizar energia, em especial a elétrica e:
a) Não fazer banhos demorados;
b)Ao lavar roupas em maquinas e tanquinhos, aguardar até que uma boa quantidade esteja suja;
c) Não deixar luzes acessas em cômodos onde não há ninguém.
     Bom essas são algumas dicas. Caso alguém queira contribuir com essa postagem deixem comentários, e realizaremos mais um cartum com esse tema.

#Covida19Não

Para finalizar fica a dica:
Se puder fique em casa. Sua vida e o bem mais valioso que temos.

sábado, 2 de maio de 2020

Guia Ponto de Vista e O.Q de Quadrinhos promovem ação contra a Covid 19


Quadrinho Coletivo entre artistas de Uberlândia

         Em nome do O.Q de Quadrinhos, tivemos a honra de participar e colaborar junto com mais 08 artistas da cidade de Uberlândia para a confecção do Quadrinho Coletivo. Uma iniciativa do Guia Ponto de Vista e do O.Q de Quadrinhos.
          A iniciativa foi inspirada no #collab inspirado no movimento iniciado por @martas_reveries, e pode ser vista no @guiapontodevista no Instagram, onde também encontramos o perfil de cada um dos artistas que participaram dessa iniciativa (links disponibilizados abaixo por ordem de participação).

@losintelectuis
@a.g.a.b.i
@eddsilvaoficial
@marilen.borges
@atayzinha
@leonerdcardozzo
@euletronico

       Fazendo Arte, e viralizando a iniciativa, os artistas aqui presente tem uma preocupação em comum: Levar a conscientização contra a Covid 19 a maior quantidade possível de pessoas. 

          Por isso fica a dica:

Se puder, fique em casa. Sua vida e o bem mais valioso que temos.

             Afinal, informação também e uma forma de prevenção.

quinta-feira, 26 de março de 2020

O Los também! Sim, contra o Covid 19

Flayer com Los: Sim, contra o Covid 19


       Diante do avanço do Covid 19, dos desmandos e alucinações de poder de quem esta no poder, nos seguimos fazendo nosso papel.
      O município de Uberlândia vem enfrentando o crescimento da pandemia na cidade e nos como artista e cidadão (não do grupo dos “ de bem”, pois esses parecem que perderam totalmente a noção de civilidade, bom senso e coerência), seguimos colocando nossa Arte a favor da luta contra o vírus.
      Seguindo a onda já iniciada por Mauricio de Sousa, com o personagem Cascão tomando banho, nos trazemos nosso personagem Los da comic strip Los Intelectuais, lavando as mãos – hábito este que além de ser um fator positivo de higiene, ainda contribui para a redução dos riscos de contrair o Covid 19: Lavar as mãos, um ato simples que pode salvar muitas vidas. Portanto, na ausência de álcool gel (escasso no mercado) ou de uma mascara (cujo simples uso não impede o contagio pelo vírus) o habito de lavar as mãos e um fator positivo no combater ao Covid 19.
       Fica a dica.
       Fique esperto!
       A Arte também faz a sua parte em qualquer tipo de guerra!

Por Jimmy Rus
Cartunista.

segunda-feira, 23 de março de 2020

Pandemia Covid-19

Cartum: Quarentena Covid-19

Diante da atual realidade, com a pandemia do Covid-19, e as consequências desta na nossa vida, ontem comecei para finalizar hoje a comic strip do Los Intelectuais, fazendo aquele apelo: Itália e Espanha já contabilizam e sofrem as consequências da desobediências as autoridades de saúde, que pediram as pessoas para ficarem em casa.
Em nossa querida Uberlândia, ações do governo municipal tiveram inicio na terça-feira 17/03/2020 com a suspensão as aulas na rede municipal.
O passo seguinte foi fechar a partir de hoje (23/03/2020) o comercio ao atendimento presencial ao publico. Permanecem funcionando:
* Postos de Gasolina
*Supermercados 
*Farmácias
*Lojas de conveniência
*Pet shop
*Padarias e restaurantes
Diante da Pandemia, o mais importante e manter-se informado. E aqui a pagina Jimmy Rus e o cartum Los Intelectuais  apresenta sua contribuição. Diante de tantas noticias falsas, abaixo listo dois importantes canais de informação para nossos seguidores e a população em geral.
Informe-se.


E lembrem-se: Informação é a melhor forma de prevenção.

Temos fé de que tudo ficará bem.