domingo, 15 de julho de 2012

Ooooooooooooohhhhhhhh- Tarzan completa 100 anos!

Ooooooooooooooooohhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!
A 100 anos atrás esse grito ecoou no imaginário humano. Tratava-se de Tarzan personagem  criado pelo escritor norte-americano Edgar Rice Burroughs e publicado  na revista  All-Story Magazine em  1912. 
O rei da selva , como também e conhecido  completa em 2012 cem anos e quem ganha são os leitores.
 Para celebrar o centenário de sua criação a editora Open Road Integrated Mediam, divulgou nesta sexta-feira (dia Mundial do Rock), na feira San Diego Comic-Con que as aventuras de Tarzan serão editadas em formato de quadrinhos no mês de outubro de 2012. Intitulado The Greystoke Legacy e Tarzan: The Jungle Warrior, a edição será publicada em papel e digital.
                                          
Para quem não conhece a história, Tarzan é filho de aristocratas ingleses  que desembarcam em uma selva africana após um motim. Com a morte de seus pais, Tarzan é criado por macacos na África, depois da morte de seus pais. Seu verdadeiro nome é John Clayton III, Lorde Greystoke. Tarzan é o nome dado a ele pelos macacos e significa "Pele Branca". 
Por ter sobrevivido na selva desde sua infância, Tarzan mostra habilidades físicas superiores às de atletas do "mundo civilizado", além de poder se comunicar com os animais.


Repopularizado nas ultimas décadas em especial por filmes e desenhos animados, em especial o da Disney, Tarzan foi desenhado pela primeira vez em forma de H.Qs por  Harold Foster em 1929, quando este realizou as  as sessenta tiras ´diáriasde "Tarzan of the Apes"; Foster só voltaria ao personagem em 1931, desenhando páginas dominicais coloridas.Seguindo fielmente os livros de Borroughs,  Foster em vez de usar os populares balões para colocar a fala dos personagens, optou por coloca-las em legendas.
                          
A partir de 1937, Foster foi substituído por Burne Hogarth, considerado o maior ilustrador do herói. Influenciado pelas obras do artista renascentista Michelângelo e pelo Expressionismo Alemão do século XX, Hogarth utilizou desde conhecimentos de anatomia, fotos de referênecia  e muita criatividade dando vida ao universo ficticio de  Edgar Rice Burroughs.
Vários outros artistas e roteiristas já utilizaram Tarzan como fonte de isnpiração para livros, filmes e ate mesmo H.Qs.
Fica então a dic oooooooooooooooooooooooohhhhh, a dica: 
Tarzan, 100 anos do personagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário